close
Tendências

Projeto conta as histórias dos profissionais da saúde na linha de frente da pandemia

Em tempos de tanta incerteza e angústia, é preciso semear boas histórias! Pensando nisso, História do Dia lança o projeto “Gente que cuida – Histórias de quem salva vidas na pandemia”, contando as trajetórias de vida de profissionais da saúde de Ribeirão Preto e região que atuam na linha de frente da pandemia, contra a Covid-19.

O Instituto Ribeirão 2030 e a Casa da Memória Italiana são apoiadores dessa iniciativa.

O objetivo do projeto é promover a valorização desses profissionais, que arriscam suas vidas no enfrentamento da doença, além de disseminar empatia entre a população e levar inspiração ao incentivar a leitura de conteúdos positivos, tornando mais leve o período de isolamento social.

Alguns profissionais de saúde têm relatado casos de hostilização e preconceito: um contraponto. Pessoas que desempenham papel tão importante devem ser valorizadas. As histórias auxiliam nesse processo de valorização! Todo mundo tem uma história para contar. É o lema de História do Dia!

O projeto “Gente que cuida” tem início em junho, com a proposta de contar duas histórias inéditas por semana no site História do Dia (www.historiadodia.com.br). Ao final da série será produzido um e-book com o registro de todas as histórias, para ser compartilhado com os leitores e apoiadores.

Os interessados em apoiar o projeto, por meio de patrocínio, podem entrar em contato com História do Dia. A união de forças é essencial neste momento!

 

Sobre o projeto “História do Dia”

Todo mundo tem uma história para contar. E toda história tem sua importância. O projeto História do Dia nasce a partir desta certeza, em fevereiro de 2017.

No portal www.historiadodia.com.br a jornalista Daniela Penha conta histórias de vida de todo tipo de gente. O acervo já soma mais quase 400 histórias publicadas e deu origem a dois livros de coletâneas, publicados em 2018 e 2019, lançados na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e também em outras cidades e estados.

O projeto História do Dia se transformou ainda em duas exposições interativas e acessíveis, lançadas em 2018 e 2019, que receberam milhares de visitantes nos períodos em que estiveram no Ribeirão Shopping e na Casa da Cultura de Ribeirão Preto.

A partir de julho de 2019, o site História do Dia passou a receber incentivos do Proac ICMS para a publicação de histórias. O projeto também conta com o apoio de patrocinadores, parceiros e leitores assinantes.

São realizadas, periodicamente, visitas em escolas, palestras, oficinas, rodas de conversa que buscam fomentar a importância da preservação da memória e da história de vida como patrimônio imaterial, além de incentivar a prática do Jornalismo Literário.

Os personagens retratados nos textos são diversos: artistas, mães, vendedores ambulantes, médicos! História do Dia tira do anonimato as histórias fantásticas das pessoas comuns!

A jornalista busca as histórias, realiza entrevistas presenciais com os personagens e, a partir do que é colhido, escreve um texto, que une jornalismo e literatura, com a história de cada um. Compartilhar o bem e atuar como uma plataforma de inspiração também são objetivos do projeto, que cria um acervo memorial, resgatando e registrando a história de Ribeirão Preto e região através do relato de seus cidadãos.

 

Sobre a autora

Daniela Penha nasceu em São José do Rio Preto, tem 30 anos e há sete escolheu Ribeirão Preto para viver. É jornalista, formada pela Unesp (Bauru) e nas redações dos jornais Bom Dia (Bauru), Diário da Região (São José do Rio Preto) e A Cidade (Ribeirão Preto), tendo atuado por sete anos na imprensa diária.

É autora dos livros “Memórias do Aimorés – Sete retratos da internação compulsória”, publicado pela Biblioteca Virtual de Saúde do Estado de São Paulo, “História do Dia – Um olhar sobre o cotidiano pela trajetória de 50 pessoas”, “História do Dia – Um novo olhar sobre o cotidiano pela trajetória de 50 pessoas” da editora Outras Palavras.

Atualmente, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, na USP Ribeirão Preto.

Entende o jornalismo como a arte de descobrir o outro. E encontrar o surpreendente naquilo que parece simples. É movida pela certeza de que há uma história incrível em cada esquina. Por isso, em 2016 tomou a decisão de deixar o emprego como repórter em busca do sonho de contar histórias. Lançou o História do Dia depois de muito pensar sobre o que queria fazer da vida. Descobriu!

 

Tags : história do dialinha de frenteprofissionais da saúdesaúdestorytell