close
SaúdeCotidiano

Coronavírus: Como lidar com a saúde emocional dos mais jovens?

A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de milhões de pessoas que hoje estão isoladas e trará inúmeros desafios nos próximos dias na retomada das atividades.

O momento atual, estendido por quase 2 meses, requer uma atenção especial com os cuidados emocionais, principalmente o das crianças, que estão afastadas de suas atividades, colegas e familiares, além de muitas vezes não entenderem o porquê da quarentena, nem a dimensão da grave situação mundial.

“Se pensarmos que as escolas devem ser as últimas a retornarem suas atividades, as crianças permanecerão mais um tempo isoladas e sem interação. É muito difícil para eles entenderem tudo isso, eles ainda não têm um pleno domínio de suas emoções como nós (adultos). E se adultos perdem o equilibro as vezes, por tantos dias reclusos em casa, imagine o que se passa no íntimo de cada criança”, diz o psicólogo Greg Rehavia.

É necessário ter cautela, e tomar um grande cuidado com a abordagem da explicação para os mais jovens sobre o que está acontecendo, pandemia da Covid-19 e a necessidade do isolamento social. Cada idade exige um tratamento diferente. Porém a solução não pode ser deixá-los com um tablet, celular, assistindo programas infantis o dia inteiro. Isso só aumentará a ansiedade e apreensão de cada um, pois o impacto sobre eles é muito grande.

Greg lidera uma escola que usa o teatro para desenvolver habilidades fundamentais e que estão se perdendo – criatividade, resolução de problemas, falar em público, etc. Durante esse período, as aulas continuaram permitindo interação com os colegas, exercícios práticos possíveis de serem feitos em casa – até mesmo os pais quiseram participar – e o mais importante, o prosseguimento da educação individual e coletiva.

“Preparamos para eles exercícios práticos que necessitam de movimentação, interação com seus pais em casa e comunicação com os outros alunos. São aulas de teatro, apenas sem o contato físico. Recentemente, a gente promoveu um (exercício) que o objetivo era reconstruir uma obra de arte famosa usando a criatividade deles, o resultado foi incrível. Só nos da a sensação de estarmos no caminho certo em um momento tão adverso”, comenta Greg em alusão as atividades que estão realizando por plataformas online.

A escola de teatro Oficina de Arteiros acredita ser possível transformar momentos difíceis como este em oportunidades, resolvendo questões de maneira criativa e adaptar-se rapidamente. Características ensinadas aos alunos, e usadas na prática. Não sabemos o mundo que encontraremos ao retornar para nossa rotina diária, mas a base para o futuro requer uma atenção especial, e nossa resposta hoje pode interferir no nosso amanhã.

Sobre a Oficina de Arteiros

A Oficina de Arteiros usa o teatro como ferramenta para o desenvolvimento de seus alunos. Independente da carreira que queiram seguir no futuro, a nossa missão é formar indivíduos preparados para a vida, com maior desenvoltura ao falar e se expressar. Com o lema aprender brincando, nossos alunos encaram as aulas como uma grande brincadeira e assim, a evolução fica natural e espontânea.

Unimos a psicologia e o teatro, trabalhando individualmente cada aluno e podendo assim ver com clareza os pontos a serem desenvolvidos. Nas aulas são trabalhadas habilidades que muitas vezes estão adormecidas e exploradas nos exercícios dramáticos e jogos teatrais.
Instagram: @oficinadearteiros
Site oficial: oficinadearteiros.com.br

Tags : aulasCoronavíruscriançasEADjovenspandemiasaúde emocional