close
Gastronomia

Receitas para comemorar a Semana da Cultura Nordestina sem sair de casa

Sexta-feira, dia dois de agosto; e não faltam motivos para comemorar. Primeiro, dá-se início hoje à semana da cultura nordestina. A data marca a morte de Luiz Gonzaga, uma figura emblemática que se tornou porta-voz da cultura do nordeste brasileiro e ficou conhecido como “O Rei do Baião”. Desde seu falecimento, em 1989, durante toda a semana que se segue o nordeste entra em ritmo de festa para celebrar a riqueza musical, teatral e gastronômica.

Moqueca, Sarapatel e sobremesas deliciosas como Bolo de Rolo são algumas das delícias que nos transportam imediatamente para uma das mais belas regiões do Brasil. Abaixo, você confere três receitas para comemorar sem sair de casa!

Receitas para comemorar a Semana da Cultura Nordestina sem sair de casa 1

Tapioca de carne seca
Ingredientes:
2 xícaras de goma de tapioca hidratada
1 colher de chá de queijo parmesão
4 xícaras de carne seca desfiada
4 colheres de sopa de requeijão cremoso
100g de queijo mussarela ralado

Modo de preparo:
Em uma frigideira antiaderente espalhe a goma e frite de um lado e outro. Reserve. Preparo do recheio: misture todos os ingredientes de forma bem homogênea e coloque no meio da tapioca. Depois é só servir. Dica: prepare o recheio separado para que ele fique quente, se a tapioca ficar por muito tempo na frigideira a massa fica dura.

Receitas para comemorar a Semana da Cultura Nordestina sem sair de casa 2

Caruru
Ingredientes:
1 kg de quiabo picadinho
250ml de leite de coco
100g de amendoim torrado e sem casca
2 cebola pequenas
100 g de camarão seco
1/2 limão
1/2 xícara de chá de azeite de dendê
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Coloque em uma panela o quiabo picado. Bata 50 g de camarão no liquidificador com meia xícara de água e peneire. O restante do camarão coloque na panela com o quiabo e meio limão espremido. No liquidificador, bata o caldo do camarão, a cebola cortada em quatro partes, o leite de coco e o amendoim. Bata bem. Verifique o sal. Em seguida, coloque na panela que está o quiabo o conteúdo do liquidificador. Ligue o fogo médio e adicione o azeite de dendê e os camarões restantes. Mexa com uma colher de pau por uns 25 minutos.

Receitas para comemorar a Semana da Cultura Nordestina sem sair de casa 3

Canjica
Ingredientes:
500 g de milho para canjica
2 litros de água
1 lata de leite condensado
400 ml de leite de coco
½ litro de leite
3 paus de canela
½ colher (chá) de canela em pó
8 cravos-da-índia
Açúcar a gosto (opcional)

Modo de preparo:
Deixe a canjica de molho na água durante a noite. Cozinhe a canjica na água do molho em uma panela por cerca de 1 hora. Quando estiver macia, junte o leite condensado, o leite de coco, o leite de vaca, a canela e o cravo. Cozinhe em fogo baixo por mais uns 15 minutos, ou até engrossar. Coloque mais açúcar se quiser. Sirva quente ou fria.

Tags : CanjicaCarne SecaCaruruCulinária nordestinaTapioca