Mas, o que motivará as pessoas a comprarem roupas e acessórios em 2021? Para 64% dos brasileiros, promoções e liquidações são o que despertam interesse. 45% compram para ocasiões especiais, como festas e casamentos. Somente 18% querem ver novidades da estação e 9% atualizarem cores do armário. Por essa razão também que os outlets são para 41% dos respondentes, o melhor lugar para encontrar peças a bom preço.
E para acender a vontade de comprar, o instagram é o líder absoluto de divulgação para as marcas. 57% dos consumidores ficam sabendo de tudo pela rede social. 39% ainda preferem entrar na loja e “fuçar”. Canais de TV aberta apenas instigam 14% dos brasileiros. A eficácia do instagram é tão grande que 67% dos entrevistados acreditam que as influenciadoras digitais são uma boa forma de divulgar seus produtos. “Influenciadores importam para vender, porém eles devem ser selecionados com verdade e parcimônia, eles precisam realmente ter familiaridade com a marca que divulgam. O consumidor hoje está atento a esse movimento de divulgação”, avalia Ligia.
Quando falamos em relacionamento das marcas com os consumidores, 66% apostam em programas de fidelidade como uma forma de gerar essa proximidade, além disso, ter o frete grátis para 67,3% é o melhor benefício de um programa deste seguido de 64,4% que gostariam de um desconto cumulativo e o famoso brinde tão amado pelos clientes aparece com 43% nessa relação.