close
Saúde

Banco de Sangue de Ribeirão Preto celebra Dia Nacional do Doador de Sangue

Campanha “Vem doar” homenageia os Doadores de Sangue e chama a atenção da sociedade para a importância do gesto solidário que salva vidas

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o número de doadores de sangue de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados do Ministério da Saúde, este índice é abaixo de 2%.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da ação e estimular a doação de sangue, no dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue – data instituída por decreto, em 1964, assinado pelo então presidente Castello Branco, por ocasião do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.

Devido à proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano e feriados prolongados, o mês foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nas instituições de hemoterapia do Brasil.

No Banco de Sangue de Ribeirão Preto, esses verdadeiros heróis que salvam vidas estão sendo homenageados ao longo do mês, com a Campanha “Vem doar”, com mensagens de agradecimento veiculadas nas redes sociais. E ainda, até o dia 30 de novembro, os doadores que praticarem esse ato solidário, serão presenteados com uma camiseta alusiva à data (ou até enquanto durarem os estoques).

Outra novidade é que, nos dias 25 de 28 de novembro, a unidade oferecerá um café da manhã especial aos doadores, seguindo todos os cuidados e higienização necessários contra o coronavírus.

“Essa é uma data muito especial para nós, porque os doadores de sangue são os protagonistas desse propósito maior que é proporcionar novas chances de saúde e de vida para outras pessoas. Por isso, queremos estender nossos sinceros agradecimentos a todos eles que, voluntariamente, se disponibilizam a esse ato de amor”, diz Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto.

Ele ressalta ainda a importância de ações de conscientização especialmente neste cenário de pandemia, em que os estoques de sangue oscilaram ao longo do ano com um déficit em torno de 35%. “Ainda estamos enfrentando um momento crítico, operando com os nossos estoques sanguíneos com uma baixa de 20%. Necessitamos de 70 doações diárias, para atender com segurança a todos os pacientes dos hospitais conveniados que necessitam de transfusões e outros procedimentos”, informa Eli Mendes.

Se uma única doação de sangue salva até quatro pessoas, muitas histórias se multiplicam e se conectam a esse gesto solidário e de amor. Parabéns Doadores de Sangue!
Tags : banco de sanguebanco de sangue de Ribeirão Pretodoação de sanguesangue