close
Arq & Urban

Saiba como decorar apartamentos pequenos

Com a constante verticalização da cidade e a grande demanda de moradia, os projetos de construção de apartamentos estão cada vez menores.

Segundo dados da Embraesp, a metragem média das unidades de até um dormitório na cidade caiu 40% em uma década, por exemplo, de 46,1 m² para 27,5 m², em 2021.

Com isso, os apartamentos de dois dormitórios perderam mais de 13 m², de 57,5 m² para 42,3 m², no mesmo período.

Com espaços cada vez menores, a decoração exige uma criatividade arquitetônica para deixar o espaço com a cara do dono. Com ambientes cada vez mais integrados, cada centímetro conta para a harmonização do espaço.

Para que você possa se adaptar a essa nova tendência de apartamentos, Érica Pinheiro, Gerente executiva de Produto da Vitta Residencial, construtora e incorporadora, que oferece imóveis residenciais em mais de 40 cidades do país, traz 5 dicas que irão te ajudar na hora de decorar o seu cantinho.

Utilize cores claras

Cores claras são primordiais para uma decoração mais leve de um ambiente. Cores como branco, bege e cinzas são bastante indicadas com o objetivo de aumentar o ambiente.

Isso acontece porque as cores claras rebatem a iluminação, fazendo com que o local se torne mais amplo aos olhos do visitante.

Integração e harmonização

Atualmente, a maioria dos apartamentos possuem ambientes integrados e a explicação é bem simples: o tamanho.

A sala e cozinha, normalmente, estão interligadas, então é importante apostar em uma decoração que define bem os ambientes e que conversem entre si.

Apostar em painéis de madeira, ou portas de correr é uma boa opção já que permite a integração entre os dois ambientes e não ocupa espaço.

Além disso, a utilização de um piso só em todos os ambientes faz com que o apartamento pareça maior.

Móveis funcionais

Móveis funcionais são práticos e proporcionam praticidade e organização sem perder a beleza e o conforto, além de melhorar os espaços disponíveis na casa.

São uma ótima opção quando se trata de cômodos pequenos que não conseguem acomodar muitas peças por conta do pouco espaço.

Esses itens são uma ótima alternativa para quem deseja economizar e melhorar os espaços.

Espelhos 

Utilizar espelhos oferece uma maior amplitude de espaço para os ambientes. Se aplicados estrategicamente, os espelhos conseguem dobrar o tamanho do local visualmente.

Para conseguir o efeito, basta aplicar o espelho em uma parede que reflita o cômodo, mas evitando colocá-los atrás de eletrônicos para não mostrar os fios.

Como o espelho duplica tudo o que reflete, é importante que a decoração ao redor não esteja sobrecarregada para que isso não seja multiplicado com o reflexo.

Iluminação

A iluminação é um fator importante na transformação de ambientes, ela tem a função de causar aconchego e também  ampliar espaços.

Caso o apartamento tenha uma boa fonte de luz natural e seja do seu gosto, você pode usar e abusar desse estilo.

Caso a preferência seja pela iluminação artificial, é importante escolher bem o tipo de iluminação e temperatura das luzes.

A luz branca se assemelha a luz natural e está ligada aos ambientes de trabalho como cozinhas, banheiros, escritórios e lavanderias.

Já a luz amarela por ser mais quente causa a sensação de aconchego, sendo ideal para quartos e sala de estar.

Tags : ApartamentoApartamento pequenodecoração