A pandemia de COVID-19 fez aumentar em 30% o número de animais domésticos nos lares brasileiros, segundo a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac); e, se antes os pets eram vistos como companhias ou cães de guarda, hoje eles são cada vez mais considerados como verdadeiros membros da família.
Exatamente por isso, viajar com o animal de estimação se tornou prática comum entre os pais e mães de pet que querem curtir todos os momentos com os seus filhos de quatro patas.
Em linha com essa tendência e com o seu propósito de construir um mundo melhor para os pets, a Mars, empresa de alimentos para animais de estimação, atua fortemente na promoção do bem-estar e na criação de um ecossistema inclusivo para pets.
A companhia trabalha no Brasil o programa global Better Cities for Pets, cujo objetivo é tornar as cidades e negócios mais amigáveis aos pets e ajudar a ressignificar o conceito de pet friendly, fazendo com que mais estabelecimentos entendam a importância de abrirem suas portas para que os animais de estimação e suas famílias sejam bem-vindos e acolhidos.
Mas é importante lembrar que a responsabilidade do tutor é fundamental para que a experiência com o seu pet nesses locais seja a melhor possível, por isso, a Mars traz cinco dicas de como se preparar com segurança para aproveitar uma viagem pet friendly com toda a família reunida.
Cuidados com seu pet antes da viagem
Nos preparativos para uma viagem pet friendly, o tutor deve sempre levar em consideração o bem-estar do animal, seja no tipo de transporte (carro, ônibus, avião), seja na definição do destino.
Isso ajuda na prevenção de quaisquer surpresas, como enjoôs durante as viagens e a não-permissão de animais em alguns estabelecimentos do local onde ficar.
É importante estar atento ao conforto do animal em todos os aspectos e pensar nas diferenças de temperatura entre o local de partida e o de destino.
Check up no veterinário
Para qualquer viagem, é imprescindível a apresentação da carteira de vacinação do animal de estimação a fim de garantir a saúde e bem-estar de todos. Por isso, a consulta com veterinários é importante para certificar de que todas as vacinas estejam atualizadas.
Algumas das mais conhecidas são as antirrábicas, que são obrigatórias para cães e gatos, mas há vacinas múltiplas recomendadas. Dependendo do local da viagem, é importante também se ater às vacinas específicas para tais regiões, como a praia, por exemplo, que exige um cuidado extra”, explica Fernanda Duran, médica veterinária da Mars.
Além disso, o pet deve estar protegido contra ectoparasitas como pulgas e carrapatos, e o veterinário pode indicar medicações adequadas para enjoos e estresse, também recorrentes nas viagens.
Destino: Praia, montanha ou campo?
Em toda estação do ano, as viagens podem ser recheadas de oportunidades. Vale buscar por destinos em que o seu pet faça parte da programação e não deixe de visitar novos locais com a família. No entanto, um cuidado importante para qualquer temporada, é a constante necessidade de hidratação dos animais.
“Por conta das baixas temperaturas, os pets tendem a consumir menos água, mas assim como nós, eles também precisam reforçar o consumo de água durante épocas mais frias. Por isso, recomendamos a alimentação por meio dos sachês, que são completos e balanceados e são feitos à base de 80% de água”, conta Dra. Fernanda.
Para os passeios, nos dias muito frios ou quentes, é importante avaliar se o pet não vai se sentir desconfortável em passeios longos.
Antes da viagem faça uma pesquisa de estabelecimentos que sejam pet friendly, por exemplo, shoppings, restaurantes, cafés, assim o pet pode se juntar a família em todos os momentos e ser uma companhia incrível.
Transporte: Carro ou avião?
Definido o destino e a forma de viajar agora é preparar o pet para a aventura. Muitos animais amam andar de carro! Mas quando o percurso é um pouco mais longo do que está acostumado, é preciso ter cuidados específicos.
Além do cinto de segurança para pets ou caixa de transporte, necessários para garantir a segurança, tenha em mãos as medicações prescritas pelo veterinário.
Como é comum os enjoos, verifique antes com o profissional qual a dosagem e o tempo correto para o uso do medicamento antiemético receitado.
No trajeto, também programe paradas para que ele possa fazer as suas necessidades fisiológicas e não esqueça de mantê-lo hidratado.
Já para as viagens de avião com os pets são sempre motivo de preocupação então é preciso estar atento às regras da companhia e também as legislações do lugar de destino — nas viagens internacionais, principalmente. Atestado de saúde e carteira de vacinação atualizadas são obrigatórios, mas também não se esqueça do conforto deles.
As caixas de transporte precisam ter espaço suficiente para que possam se movimentar — e isso vale tanto para os animais que tem porte para viajar com o tutor quanto os que vão viajar nos porões da aeronave. Também identifique o animal com todos os dados e telefone.
Hospedagem: Hotel Pet Friendly ou Hotelzinho para o pet?
Diante dessa nova realidade – com o aumento da população pet no Brasil, o mercado tem criado novas oportunidades de convivência com os animais de estimação. No Brasil, já existem diversas opções de hotéis, pousadas e outras hospedagens preparadas para receber seu amigo animal.
Um grande passo nessa jornada de fazer com que os locais sejam mais acolhedores para famílias que viajam com animais de estimação, a Mars se uniu ao ALL — Accor Live Limitless para ampliar a oferta pet friendly em mais de 300 hotéis da empresa em todo o Brasil a partir de uma nova política.
Tanto o cachorro quanto o gato são bem-vindos nas unidades, que se preparam em todas as frentes para fazer de tudo para o pet se sentir em casa.