close
DesignArte e Cultura

Por que devo fazer intercâmbio? Conheça as vantagens da experiência!

A imersão total na cultura de outro país, além de melhorar o domínio do idioma local, ajuda no desenvolvimento da independência do intercambista 

Quanto mais jovem você for ao passar pela experiência de um intercâmbio, mais rápido você conseguirá assimilar todas as grandes oportunidades (sejam elas de estudo ou profissionais) que esse mundão tem a oferecer.

Apresentado preços muito mais acessíveis (também devido à pandemia), as empresas de turismo estão oferecendo pacotes de cursos recheados de aprendizagem e outras atividades, que envolvem lazer e pura diversão.

Dessa forma, o aprendizado dentro e fora da sala de aula se torna muito mais atrativo e profundo, já que os você pode vivenciar, de verdade, todos os costumes do lugar que escolheu passar 1, 3, 6 meses, ou, até mesmo, o ano todo. 

Qual o meu nível 

Muitos alunos se desesperam quando chegam à escola de línguas, já que não sabem com qual nível de domínio do idioma vão se identificar. Essa insegurança, inclusive, é a primeira barreira que precisa ser quebrada: os professores não “forçarão a barra”!

Ou seja, eles querem que os intercambistas aprendam; sendo assim, colocarão cada um em níveis compatíveis. Para que isso aconteça, os alunos passam por uma breve entrevista e, aí sim, são designados às suas respectivas turmas. 

Uma dica bacana nesse momento é “fugir” de colegas que sejam do mesmo país que o seu. Lembre-se: você estará se sentido um pouco deslocado, porém, o convívio apenas com pessoas que falam a sua língua prejudicará – e muito – o seu aprendizado e suas descobertas. 

E nada de ter medo de falar errado! O ditado “é errando que se aprende” nunca fez tanto sentido quanto durante intercâmbios.

Pergunte sobre a vida das pessoas ao seu redor, marque de sair depois das aulas… enfim, tente viver o máximo de situações diferentes que conseguir. Afinal, aprendemos muito mais na prática que apenas nos livros. 

Muitas formas de aprender

As escolas também oferecem em seus calendários várias aulas extras, exatamente para intensificar a interação dos alunos. Tente se inscrever em quantas for possível (e que tenham a ver com o seu perfil, claro) e se jogue!

Aliás, deixar a timidez na mala será seu grande trunfo. Pense que essa é uma oportunidade única, na qual investiu muita grana, e não deve ficar se limitando por causa de vergonha disso ou daquilo. 

Falando em insegurança, os intercâmbios são perfeitos para quem é mais tímido e possui dificuldades de convivência.

Isso porque, nessas situações, longe dos pais, familiares e amigos não há quem fale por essa pessoa. Ela que precisa “acordar para a vida” e se desafiar a todo instante. 

Várias culturas em um só lugar 

Além de interagir 24 horas com a cultura do país escolhido, o intercâmbio permite conhecer outros costumes por meio do convívio com os demais intecambistas – e isso é simplesmente incrível! 

Em uma única rodinha de amigos, por exemplo, dá para entender diferentes posturas e tradições. É possível notar ainda como os brasileiros são alegres e receptivos, ao mesmo tempo em que aprende a ser um pouco mais cuidadoso ao fazer novos amigos – como é o caso com norte-americanos e europeus, que demoram um pouco mais para considerar alguém como uma pessoa importante.

Até paquerar se torna uma verdadeira aventura. Da mesma forma que somos muito rápidos na arte da conquista, existem culturas nas quais você será visto apenas como um grande amigo, mesmo achando que aquela menina ou menino está caidinho na sua.

Se jogue nas comidas e bebidas 

De nada valerá passar meses em meses em outro país e não tentar conhecer ao máximo a cultura local, o que, claramente, envolve a gastronomia – mesmo quando ela não parece tão atrativa assim, como os famosos insetos no espeto dos países asiáticos. 

Separe um valor para gastar com comida e varie sempre que possível. Faça um registro em suas redes sociais de cada nova experiência e, quando for chegando perto de voltar para casa, repita os locais que mais gostou para que o sabor seja sempre lembrado pela sua memória gustativa.

Acredite: você jamais esquecerá o quanto aquele prato era maravilhoso!

Viaje mais por muito menos 

É de assustar o quanto, às vezes, fica barato viajar pelas regiões próximas dos países que mais costumam receber intercambistas. O preço das passagens cai muito e você, como estudante, pode usar e abusar disso.

Dá para ir de trem ou de ônibus (depende qual o tipo de transporte é mais usado no destino escolhido), ou então alugar um carro com os amigos e curtir os fins de semana nas cidades vizinhas. 

E se está pensando que essa matéria é para inspirar apenas pessoas com menos de 20 anos, errou e errou feio! Não há limite de idade quando o assunto é desbravar o mundo e se transformar, tanto por fora, quanto, principalmente, por dentro.

Tags : intercâmbioviagem