close
Destino

Festa junina só pode ser no Nordeste! Confira as nossas dicas:

O mês de junho é marcado por grandes comemorações para Santo Antônio, São João e São Pedro em todo o Brasil, mas é no Nordeste que acontecem as festas mais populares. O período é um convite para os viajantes que buscam uma experiência única, marcada por uma riqueza cultural indescritível e imensa diversão. Os nordestinos recebem os turistas de braços abertos para as festas juninas, com muita música e danças típicas que contam histórias, além de uma decoração inspiradora e muitos quitutes deliciosos!

Estar no Nordeste nessa época é uma oportunidade para se divertir e ainda conhecer de perto a cultura da região e suas celebrações tradicionais. Ficou com vontade de pegar a estrada e aproveitar o arraiá nordestino? Confira nesse post os melhores destinos para curtir a Festa Junina no Nordeste e planeje já a sua viagem!

Festa junina só pode ser no Nordeste! Confira as nossas dicas: 1

1. CAMPINA GRANDE

É em Campina Grande, na Paraíba, que você pode conhecer “O Maior São João do Mundo”. A festa que começou tímida em 1983, com pouquíssimas barraquinhas, hoje ostenta o título de maior arraiá do Brasil. Mais de 2,5 milhões de pessoas passam pela cidade durante os 31 dias corridos de festa. É festejo que não acaba mais para não perder nem um segundo de forró!

No “Maior São João do Mundo” rola casamento coletivo, danças onde os casais só participam coladinhos, trem do forró, muitas comidas deliciosas (são mais de 150 opções de lugares para matar a fome durante a festa) e shows que atraem turistas de todos os cantos do país. As principais atrações ocorrem no Parque do Povo, o palco principal dos festejos da região. Nomes como Wesley Safadão, Elba Ramalho, Luan Santana e muitos outros já confirmaram presença nas festas juninas animadas de Campina Grande. É simplesmente impossível não querer se sacudir junto.

Festa junina só pode ser no Nordeste! Confira as nossas dicas: 2

2. SÃO LUÍS

A cidade de São Luiz, dona de cenários paradisíacos, também ostenta uma das festas juninas mais animadas do Nordeste. A famosa “Bumba-Meu-Boi” arrasta multidões na capital do Maranhão. Com início no dia de Santo Antônio, 13 de junho, e término no dia de São Marçal, 30 de junho, o evento reúne grupos folclóricos da cidade inteira para contar a história da lenda sobre a ressurreição de um boi de estimação, com apresentações coloridas e animadas.

Danças e ritmos de tirar o fôlego marcam a festa “Bumba-Meu-Boi”, tudo feito por amor ao animal e sua história. O evento possui incontáveis arraiais espalhados pela cidade, entre os maiores estão Maria Aragão e o Ipem. Onde estiver será possível apreciar comida boa em uma das barraquinhas juninas e o melhor é que os sabores vão muito além do amendoim e milho. Prepare-se para se deliciar com peixadas, camarão, caranguejo e muitas delícias típicas de lá.

Chegando na cidade o mais indicado é ter um carro à sua disposição para poder ir além da festa junina e ainda conhecer lugares inesquecíveis. São Luís e seus arredores nos reservam muitas surpresas!

Festa junina só pode ser no Nordeste! Confira as nossas dicas: 3

3. CARUARU

A Festa de São Jõao de Caruaru, a “Capital do Forró”, é mais uma atração imperdível na época junina. Ela pode durar até um mês inteirinho e tem tudo aquilo que alguém procura para se divertir, além de comidinhas deliciosas. No período, a cidade é marcada pelo “Festival das Maiores Comidas do Mundo” com delícias típicas como pamonha, pé de moleque de todos os tamanhos e cuscuz, tudo da melhor qualidade. A culinária nordestina também pode ser apreciada nas barraquinhas das festas juninas.

Grandes nomes como Elba Ramalho, Luan Santana e Zezé di Camargo e Luciano já estiveram no São João de Caruaru. A animação é sempre garantida: são quase 500 shows ocorrendo pela cidade e quadrilhas com até 4 mil pessoas.

Todo ano muitas bandeirinhas, bonecos temáticos e balões enfeitam a cidade para dar boas vindas a uma intensa programação de São João. Ficou com vontade de conhecer? Ainda dá tempo de cair na estrada e curtir esse arraiá!

Festa junina só pode ser no Nordeste! Confira as nossas dicas: 4

4. ARACAJU

Na metade do mês de junho, Aracaju dá início ao seu evento mais popular, chamado de “Forró do Caju”. Cerca de um milhão de pessoas marcam presença na cidade para dançar ao som de sanfonas e curtir mais de 200 shows e quadrilhas durante os 15 dias de festa. Se é a sua primeira vez no “Forró do Caju”, não se preocupe se não souber dançar: sempre vai ter alguém disposto a ensinar as melhores coreografias aos turistas.

Um dos diferenciais de curtir a festa junina em Aracaju é poder matar a fome com caruru, uma comida típica da região, que é vendida em quase todas as barraquinhas. Além dos quitutes e festividades juninas, Aracaju atrai os turistas por suas belas praias como a da Orla do Atalaia, onde o sol dá as caras o ano inteiro e as águas são mornas e calmas.

Festa junina só pode ser no Nordeste! Confira as nossas dicas: 5

5. SALVADOR

Porque nem só de Carnaval vive a capital da Bahia! O paraíso nordestino também oferece uma festança junina das boas. Todos os anos a cidade se prepara para mais de 100 eventos que fazem a alegria de turistas e moradores, mostrando toda a riqueza da cultura nordestina. Por lá, nessa época já é tradição montar grandes fogueiras para comemorar, e cada santo tem uma diferente. Brincadeiras como a Corrida do Saci e Ovo na Colher prometem animar a criançada.

Salvador oferece aos turistas muito mais do que bons dias de diversão e gastronomia de primeira. História, cultura e lindas praias, das mais movimentadas as mais calmas, garantem uma experiência incrível, que fica ainda mais completa com um carro alugado.

Festa junina só pode ser no Nordeste! Confira as nossas dicas: 6

6. TERESINA

A capital do Piauí se transforma, todos os anos, na “Cidade Junina” e atrai mais de 200 mil pessoas no mês de junho. A festa de São João em Teresina é marcada pelo “Encontro Nacional de Folguedos”, que reúne grupos de diversas localidades do nordeste para propagar a cultura e os ritmos do Folguedo. Junto com as festanças, ocorrem também seminários e discussões sobre a cultura local.

Trios elétricos, apresentações de humor e casamentos de mentirinha são algumas das atrações do período. Quem procura uma boa experiência gastronômica, pode saborear as comidas típicas da região, como a Maria Izabel (arroz com carne seca) e o Pintado (feijão com orelha e pé de porco).

O que achou das nossas indicações de festa junina no nordeste? Qual vai ser a sua escolha para esse ano?

Tags : Festa JUNINA