close
Dicas do Chef

Acém angus grelhado com purê aligot, por Chef Índia Mafiosa

Purê Aligot

300g de batata 

200 ml de leite 

2 colheres de sopa de manteiga 

4 dentes de alho assados 

200g de mix de queijo (emental, gouda, gruyere) 

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo

Descasque as batatas e corte em quatro, coloque para cozer no leite. Quando estiverem macias (cozidas em ponto de desmanche) coloque as batatas e o leite no liquidificador junto com o alho assado. Bata tudo até que não haja pedaços de batata. Depois disso, coloque o purê de volta à panela onde foi feito o cozimento, adicione manteiga, os queijos e acerte os temperos. 

 

Acém angus grelhado 

1 Steak alto (aproximadamente 2 a 3 dedos de altura, pesando em média 200g a 250g) 

Manteiga 

Azeite

Tomilho 

Alecrim 

Sal de Parrilla

Pimenta do reino

 

Modo de Preparo

Em uma frigideira coloque um fio de azeite para evitar que seu steak grude. Entre com a carne na frigideira com a temperatura alta para selar os dois lados e mantenha seu steak de 3 a 4 minutos de cada lado. Evite manusear a proteína o tempo todo, isso faz com que ela perca temperatura, dificultando a reação de Maillard (caramelização da carne).

Após selar, abaixe o fogo da sua frigideira, adicione 1 colher de sobremesa de manteiga, alecrim e tomilho, para que a manteiga extraia todos os sabores das ervas. Com uma colher, vá banhando seu steak com a manteiga até que ela evapore. 

Retire a carne no ponto desejado e deixe descansar por 5 minutos para que os líquidos voltem para o interior do steak. Isso evitará que sua carne fique escorrendo na hora de fatiar. 

Corte o steak da forma desejada e finalize com sal de parrilla e pimenta do reino a gosto.

Tags : AcémChefquem realizareceita