Unimed Goiânia obtém acreditação da ONA e garante qualidade na relação com usuário

A Unimed Goiânia acaba de entrar no mapa da acreditação ao obter a certificação de Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com o cumprimento de 70% dos requisitos exigidos pela entidade, a operadora agora já estabelece como meta a obtenção do Nível 2 até março do ano que vem.

Para a equipe gestora, o reconhecimento atesta qualidade, confiabilidade e integridade dos serviços oferecidos aos beneficiários – o que inclui a busca por excelência na assistência médica e, não menos importante, transparência na relação com o usuário.

A chancela foi obtida após empenho de todos os setores da empresa. “É preciso trabalhar a cultura organizacional e a conscientização das pessoas quanto à importância e aos benefícios da acreditação para uma operadora de excelência”, relata o presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria.

O checklist da certificação inclui uma série de metas intermediárias que foram incluídas na rotina organizacional. A primeira delas foi o conhecimento do Manual Nacional de Acreditação – que traz os requisitos de aperfeiçoamento de segurança, qualidade no cuidado com o paciente e dos serviços prestador.

Independentemente da posição ocupada pelo colaborador, é importante que todos estejam engajados na certificação. Isso inclui ainda a rede de fornecedores, que precisa ser orientada a respeito dos novos processos. Nessa hora, é importante que as tarefas sejam distribuídas de acordo com a expertise de cada um. “A conquista da acreditação é fruto do trabalho de muitas pessoas, o que demanda o envolvimento de uma equipe multiprofissional”, aponta o presidente. A atuação integrada permite que a acreditação passe a ser uma meta de todo o grupo, e não apenas da equipe diretiva.

Primeiros resultados

A certificação não traz benefícios apenas simbólicos, mas sim resultados práticos em todos os números da operadora. Somente com a amortização dos custos da atenção integral à saúde, possibilitada pela implementação da RN 277, foram economizados mais de R$ 5,4 milhões. Como o reconhecimento inclui toda a cadeia de processos – dos níveis operacionais até a alta liderança – os indicadores são avaliados em sua integralidade. Um ganho expressivo em compliance e accountability.

Para isso, as práticas de governança também foram fortalecidas. O Comitê de Ética avalia o cumprimento da conduta de todos os profissionais e relações, por meio de monitoramento dos canais de denúncia. A operadora implementou ainda programas de gestão de riscos, controles internos e auditoria.

A certificação da ONA se soma a uma série de reconhecimentos que a operadora já vinha obtendo pelo rigor com que cumpre os ditames internacionais de excelência em vários eixos: condições de trabalho, segurança nos diagnósticos, governança, sustentabilidade, estrutura e responsabilidade social (veja quadro). Para o presidente da operadora, “os selos atestam a qualidade, a confiabilidade e a integridade do serviço oferecido pela Unimed Goiânia a seus beneficiários, demonstrando que é uma instituição que investe na qualidade da assistência médica prestada”.

Mesmo com tantos reconhecimentos, a cooperativa não descuida dos investimentos, a fim de sintonizar as práticas com os avanços tecnológicos e com os requisitos das próximas certificações.

A operadora vem apostando na verticalização dos recursos e serviços próprios, por meio da criação de novas unidades, na automatização dos processos e na implantação de prontuários eletrônicos – garantindo maior agilidade, segurança e privacidade nos diagnósticos dos usuários.

Na área de TI, os investimentos vão ao encontro das facilidades do mundo digital, como a criação de aplicativos que favorecem a comunicação beneficiário-operadora.

“Para as adequações necessárias, no que diz respeito à estrutura física e à melhoria do sistema informatizado, bem como ao desenvolvimento do time assistencial e administrativo, foram necessários investimentos financeiros. Neste primeiro momento, ainda não é possível mensurar o impacto na redução do custo efetivo, porém podemos afirmar que é tangível uma significativa melhoria na qualidade assistencial e da gestão”, conclui Faria.

Certificações da Unimed Goiânia

  • Acreditações
  • RN 277/2011 – Programa de Melhoria da Qualidade da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Nível Ouro
  • Organização Nacional de Acreditação (ONA), Nível 1, em 3 unidades de sua rede de Recursos e Serviços Próprios: Centro Clínico (CTO), Serviço de Atendimento Unimed (SAU) e Centro de Diagnósticos Unimed (CDU)
  • Outras certificações e prêmios
  • Presença entre as Melhores Empresas para Trabalhar do Great Place to Work (GPTW)
  • Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade – Categoria Ouro (Unimed do Brasil)
  • Certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) do prédio do Centro de Diagnósticos Unimed
  • Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2017
  • Programa de Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM) (laboratórios)
  • Prêmio Empresa mais Influente em Responsabilidade Social em Goiás

Esta matéria faz parte da edição 61 da revista Healthcare Management, que você confere aqui!

Veja mais posts relacionados