São Camilo Unidade Santana e Pompeia conquistam HIMSS Nível 6

Em 1922, um conceito médico de acolhimento, humanização do atendimento médico-hospitalar e universalidade da atenção à saúde chegava no bairro Pompeia, em São Paulo. Idealizado pelo padre Inocente Radrizzani, o Consultório Médico São Camilo foi criado em um pequeno centro de assistência à população carente do bairro, onde o atendimento era feito por médicos voluntários.

De lá pra cá, aquele modesto consultório se tornou em uma das mais importantes redes de hospitais do Brasil. Atualmente, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por quatro modernas instituições.

Buscando maior excelência e qualidade médica aliada à tecnologia na Saúde, as Unidades Pompeia e Santana conquistaram a certificação EMRAM (Electronic Medical Record Adoption Model) nível seis, da HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), que reforça o uso de Tecnologia da Informação como suporte à saúde.

Fausto Demarchi, diretor corporativo de tecnologia da informação da Rede de Hospitais São Camilo de SP

Segundo o diretor corporativo de tecnologia da informação da Rede de Hospitais São Camilo de SP, Fausto Demarchi, a certificação representa que o hospital possui um ambiente avançado de administração e gestão hospitalar. “Nossa equipe se orgulha por trazer mais um diferencial ao Hospital. Atualmente, cerca de 25% dos hospitais nos Estados Unidos e Europa possuem o nível seis da certificação”.

Segundo Demarchi, novas metodologias foram adotadas a fim de transformar o Hospital em um local mais tecnológico, sem perder a essência de humanização da sua criação. “O São Camilo implementou novos serviços em relação à segurança dos pacientes, apoio a decisão clínica, consumidores e além disso, investimos em prontuários quase completamente automatizados e digitais e aplicações de TI para a maioria das configurações dos cuidados hospitalares”.

Além dessas medidas, a Instituição realizou investimentos tecnológicos em serviços e métodos de atendimento. “Dentre as ações tomadas, estão o direcionamento do investimento para a revisão dos processos assistenciais e administrativos, a implantação de novas soluções sistêmicas para suporte aos processos, a atualização tecnológica, segurança da informação e a estruturação dos processos e infraestrutura para contingência”.

Desafios e vantagens

Para alcançar o sucesso na implementação da certificação do HIMSS, alguns desafios foram superados durante o percurso, afirma o executivo. “Nós enfrentamos alguns obstáculos entre equipe e metodologia, por exemplo, nas revisões dos processos da cadeia medicamentosa, desde a sua origem na prescrição médica até a administração do medicamento ao paciente. Além disso, a implantação de novas soluções sistêmicas e dos novos critérios de segurança da informação complementaram estes desafios.”

Já no que diz respeito aos benefícios da certificação, Demarchi afirma que o São Camilo trouxe atendimento mais moderno e integrado entre consultas, exames e tratamento aos pacientes. “Com essa conquista, garantimos um processo assistencial rastreável, eficaz e seguro aos nossos pacientes, auxiliando diretamente no aumento da qualidade assistencial com processos revisados e automatizados.”

Futuro moderno
De acordo com Demarchi, as expectativas da Instituição são grandes quando se trata de investimentos em tecnologia e de evolução para um hospital digital. “Queremos assegurar o uso mais efetivo da TI no suporte ao cuidado dos nossos pacientes, aumentando consequentemente a qualidade assistencial e a sustentabilidade da Instituição. ”

Em relação ao futuro, o São Camilo vem definindo o roadmap da sua estratégia digital em seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação. “Nós temos planejado o desenvolvimento da nossa maturidade digital e um dos pilares está baseado nas evoluções das certificações HIMSS – EMRAM para o estágio 7 e também a certificação da nossa infraestrutura tecnológica através do INFRAM (Infrastructure Adoption Model)”, ressalta Demarchi.

 

Esta matéria foi publicada na ed. 60 da revista Healthcare Management, que você confere aqui!

Veja mais posts relacionados