Clicky

PGMAK assina projetos de Arquitetura e Complementares de Instalações do novo Hospital Humaniza (RS)

Em outubro de 2020, o Centro Clínico Gaúcho Saúde (CCG) anunciou o projeto do Hospital Humaniza, um reforço para a rede de atendimento privada de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Com um investimento de R$ 250 milhões, a reforma envolve um prédio de 12 mil metros quadrados.

Em seus sete andares, o Hospital Humaniza CCG contará com cerca de 200 leitos comuns e 20 para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As principais especialidades contempladas serão cardiologia, gastroenterologia, medicina interna, ortopedia, traumatologia e oncologia. Para a área de cirurgia geral, a Instituição oferecerá dez salas para os procedimentos.

Em janeiro de 2021, foi inaugurado o setor Térreo, onde funciona temporariamente o setor oncológico. Os outros pavimentos serão inaugurados em breve e o Hospital deve atender mais de dez mil pacientes mensalmente, quando estiver em pleno funcionamento.

Os projetos executivos foram realizados pela PGMAK Projetos e Gerenciamento. Segundo Isabela Pereira, arquiteta residente na obra e atual coordenadora do projeto, a atuação da empresa foi mudando ao longo do andamento da obra.

PGMAK assina projetos de Arquitetura e Complementares de Instalações do novo Hospital Humaniza (RS) 1

“Inicialmente nosso escopo envolvia os projetos de Instalações e Sistemas Prediais/Hospitalares, e, posteriormente, passou a contar com projetos executivos de Arquitetura e Complementares, como Luminotécnico, Mobiliário e Ambientação, além de todos os projetos legais.”

Segundo o Arquiteto Carlos Eduardo Mesquita, Diretor de arquitetura da PGMAK, o grande desafio do projeto foi a logística de entrega de cada parte, uma vez que o ritmo de evolução do design foi ditado pela evolução da obra. “O desenrolar do trabalho se deu em ritmo de “fábrica”, sendo tecnicamente criticado, avaliado e compatibilizado em tempo real, antes da chegada das pranchas ao canteiro.”

O arquiteto acredita que o sucesso do projeto se deu também pela equipe atuante. “Além do time do escritório com sede em São Paulo/SP, composto pela nossa Gerente Técnica Flávia Faria, nossa Coordenadora Isabela Pereira e todos os projetistas presentes no escritório, tínhamos uma equipe residente na obra, composta por duas arquitetas, um engenheiro de instalações e uma estagiária acompanhando de perto o desenvolvimento dos projetos e em constante contato com os gestores-projetistas de todas as áreas. ”

Diferenciais do projeto

Transformar um edifício que não projetado para a prestação de serviços de saúde é desafiador e envolve vários passos. Além da estrutura reformada, o espaço precisa ser decorado de forma que transmita acolhimento e confiança e não foi diferente no Hospital Humaniza CCG.

“O desejo do cliente em fazer uma obra acolhedora e de referência impôs requisitos e condições de contorno ao projeto que demandaram a aplicação de modernos conceitos de concepção arquitetônica especializada”, comenta Isabela.

Um exemplo disso foi o moodboard – um painel de imagens conceituais, voltado para o conforto e bem-estar para os pavimentos de internação, centro cirúrgico e oncologia.

PGMAK assina projetos de Arquitetura e Complementares de Instalações do novo Hospital Humaniza (RS) 2

Como o nome do Hospital diz, um conceito fundamental do projeto é a Humanização, que foi trabalhada de forma única em cada ambiente. “Analisamos a necessidade de todas as áreas, sejam elas sociais, privativas, de serviços e outras, para propormos especificações que contribuíssem para a qualidade sensorial.”

Isabela completa: “Todo o projeto foi pensado para proporcionar as melhores soluções para ambientes humanizados, acolhedores, funcionais e modernos para todos os profissionais e usuários”

Tudo isso foi realizado em contato direto com a equipe do Hospital Humaniza CCG. “A PGMAK acredita que ninguém melhor que os donos para conhecer seu negócio, então, buscamos conhecer profundamente cada cliente, desde os processos até os objetivos e valores. Além de cumprir requisitos técnicos e financeiros, o projeto deve atender todas as necessidades de cada um.”

Esta matéria e outras você confere na Revista HealthARQ edição 34!

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

HCM | Edição 74

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com