Hospital Unimed Ribeirão Preto implanta UTI Portas Abertas

Hospital Unimed Ribeirão Preto implanta UTI Portas Abertas

 

O Hospital Unimed Ribeirão Preto implantou a primeira UTI “Portas Abertas” da cidade, na qual o paciente internado conta com a presença de familiares a qualquer hora do dia e da noite, contribuindo diretamente com o processo de recuperação do paciente, bem como para a tranquilidade da família, que se sente mais segura e integrada ao participar do tratamento.

Com uma das mais modernas e completas estruturas hospitalares do Brasil, o Hospital Unimed Ribeirão Preto se destaca também por oferecer um novo conceito em hotelaria hospitalar de Alta Complexidade, que proporciona aos clientes os mais modernos e avançados recursos tecnológicos para diversas áreas.

Projetada para privilegiar a iluminação natural, a UTI da unidade permite que o paciente tenha a noção de dia e de noite, aumentando significativamente o bem-estar de quem está internado.

UTI UnimedCoordenador médico da UTI do Hospital Unimed Ribeirão Preto, Gil Cezar Alkmin Teixeira (CRM; 117.550), destaca que a presença de familiares em tempo integral em uma UTI é uma quebra de paradigmas. “As unidades de terapia intensiva de todo o mundo estão com o olhar atento ao acolhimento, para amenizar o momento de aflição dos pacientes. Estudos comprovam que a presença do familiar na UTI colabora para a diminuição significativa dos casos de delirium”, pontua Gil Teixeira.

A UTI Portas Abertas com acompanhante 24 horas é resultado do empenho e da dedicação da equipe multiprofissional da UTI/UTCA. “A partir do momento que vislumbramos a possibilidade de “abrir as portas” da unidade, realizamos pesquisas com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, familiares e pacientes, que evidenciaram significativos benefícios, como a diminuição da ansiedade de pacientes e maior satisfação dos familiares”, aponta Leonardo Rodrigues de Moura, enfermeiro da UTI/UTCA.

Heloisa Helena Robles Penha, coordenadora de enfermagem das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Tratamento Cardiológico Avançado (UTCA), destaca ainda que a interação quase que permanente das equipes assistenciais com os parentes possibilita a melhor compreensão da história do paciente, bem como um atendimento ainda mais individualizado, suavizando o impacto da internação e possibilitando que equipes e familiares estejam juntos no processo de recuperação do paciente.

UTI Unimed“Acompanhar o paciente durante a internação contribui para que os familiares se preparem para os cuidados necessários após a alta, bem como permite que eles participem de cuidados, diminuindo a sensação de isolamento”, afirma Pedro Schwartzmann, coordenador da Unidade de Tratamento Cardiológico Avançado (UTCA) do Hospital Unimed Ribeirão.

HOSPITAL HUMANIZADO

A humanização das relações é uma das premissas seguidas pelas equipes do Hospital Unimed Ribeirão Preto. Assim, nasceu o Humaniza HURP, um movimento voluntário de colaboradores de diversas áreas da unidade, que objetiva o aprimoramento do acolhimento e o relacionamento com pacientes, oferecendo um cuidado diferenciado e mais humano, além do já oferecido no cuidado médico-paciente. Iniciativas que parecem singelas, mas que ajudam a suavizar os anseios e as aflições, fortalecendo o vínculo com pacientes, familiares e equipes.

Com um amplo calendário de iniciativas, o Humaniza HURP procura disseminar o respeito e a valorização humana, com ações como o “Dia do Desejo”, que atende pedidos especiais de nossos pacientes; “Gotinhas de Amor”, com mensagens escritas para tornar mais agradável a experiência do paciente durante seu processo de internação; e as “Datas Comemorativas”, que ajudam o paciente a continuar se sentindo conectado com sua vida cotidiana.

“Com o auxílio da tecnologia e do conhecimento de nossos profissionais, vamos conduzir o Hospital Unimed Ribeirão Preto para um ambiente seguro, humanizado, que integra o paciente e seus familiares ao tratamento. Passaremos do “fazer pelo paciente”, para “fazer com o paciente”, com contribuições e participação ativa ao tratamento”, revela o novo Superintendente do Hospital Unimed Ribeirão Preto, Elpídio Mieldazis.

 

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

HCM | Edição 68

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com