Clicky

Hospital Mater Dei prepara expansão para Salvador com projeto assinado por Siegbert Zanettini

Hospital Mater Dei prepara expansão para Salvador com projeto assinado por Siegbert Zanettini

Referência na prestação de serviços hospitalares com humanização e atendendo aos clientes em todas as fases da vida, a Rede Mater Dei de Saúde anuncia sua primeira expansão fora de Minas Gerais: o Mater Dei Salvador. A unidade será um hospital geral, com atendimento adulto e pediátrico em diversas especialidades clínicas.

O projeto de 60 mil m² com panorama em 180º para o mar é assinado por Siegbert Zanettini, consagrado arquiteto criador de vários projetos para a Rede. O novo Hospital será um edifício de 100 metros de altura, com 24 pavimentos, heliponto, e capacidade de 370 leitos operantes. O Hospital, que vem acompanhado por um Centro Médico Integrado de Saúde com quase 10 mil m² e a poucos minutos de distância, reafirma a Rede como um dos expoentes da Saúde nacional.

Hospital Mater Dei prepara expansão para Salvador com projeto assinado por Siegbert Zanettini 1

“Acreditamos que um hospital, com as características dos Hospitais que a Rede Mater Dei de Saúde possui, possa beneficiar não apenas as pessoas que residem na capital baiana, mas também em seu entorno. A unidade pode se transformar em uma referência, atraindo pessoas para que sejam atendidas dentro de um padrão de qualidade e de segurança assistencial, premissas que norteiam nossa filosofia de atendimento”, destaca o presidente da Rede, Henrique Salvador.

Arquitetura sensível ao conforto e meio ambiente

O Mater Dei Salvador será um hospital geral, com atendimento adulto e pediátrico em diversas especialidades clínicas. Com projeto arquitetônico do renomado arquiteto Siegbert Zanettini, o mesmo que projetou o Mater Dei Contorno e Mater Dei Betim-Contagem, a Unidade Salvador será construída com as mais modernas técnicas sustentáveis de engenharia e arquitetura.

A Rede levará para Salvador outra novidade para a capital baiana: um Centro Médico, localizado a 90 metros do Hospital. A construção integra um conceito moderno e internacional de Centro Integrado de Saúde. “Essa decisão partiu da precariedade do atendimento à saúde no Nordeste, priorizando um atendimento básico à população de Salvador e região, com consultórios, coletas e laboratórios de exames, ambulatório, hemodiálise, etc,” revela o arquiteto Siegbert Zanettini.

Hospital Mater Dei prepara expansão para Salvador com projeto assinado por Siegbert Zanettini 2

A ideia foi aceita pela diretoria e o escritório deu início a construção dos prédios. Com uma área de 9.944 m² esse Centro Médico, situa-se próximo ao Hospital com área de 61.188 m², compondo um complexo de saúde apto a atender pacientes nas mais diversas necessidades.

“A estrutura metálica adotada para todo o complexo acompanha a condição radioconcêntrica com solução mista aço-concreto, eliminando a necessidade de tratamento intumescente da mesma”, complementa.
Um desafio do projeto está no terreno, que acabou proporcionando a oportunidade de fazer algo diferenciado em Salvador.

“A ideia de propor uma forma cilíndrica, com parte significativa voltada para o oceano, nos conferia o desafio de criar algo nunca antes proposto na área hospitalar” conta o Zanettini.

Além de toda a preocupação quanto à beleza do projeto, a integração entre as áreas externas e internas da instituição reforça o conceito de humanização prezado pela Zanettini Arquitetura.
O escritório projetou uma obra com a setorização de áreas, fluxos e setores, a ambientação da iluminação natural, e aberturas para áreas ajardinadas.

“Utilizamos a arquitetura de forma identificada com o lugar onde se implanta, e flexível, para atender a todas as exigências técnicas e ambientais com sensibilidade” elucida o arquiteto. “Buscamos soluções que transmitam a sensação de aconchego aos pacientes, acompanhantes, visitantes e funcionários, com equipamentos e mobiliário ergonomicamente adequados.”

 

Outro conceito focado pela Zanettini Arquitetura foi a sustentabilidade. A orientação solar, os caminhos de ventilação, a iluminação natural e a utilização do meio ambiente como parte da estrutura foram pontos considerados no projeto.

Hospital Mater Dei prepara expansão para Salvador com projeto assinado por Siegbert Zanettini 3

Houve uma especial atenção em assegurar a renovação dos ecossistemas naturais, minimizando os impactos ambientais resultantes da intervenção humana e contribuir para a biodiversidade natural, respeitando fatores regionais, culturais, históricos, materiais e ecológicos. Com a Pedra Fundamental lançada em agosto de 2018, ambas as obras estão previstas para ser entregue em fevereiro de 2022.

Zanettini na Saúde

Além do projeto no Hospital Mater Dei em Salvador, a Zanettini Arquitetura também está desenvolvendo projetos em outras instituições, como Hospital Monte Chiari – Montes Claros, MG; Hospital Itapema – Itapema, SC; Ampliação do Hospital AACD – São Paulo; Hospital Leforte – São Paulo; e Estudo de retrofit do Bloco D – Hospital Albert Einstein – São Paulo.

Além desses trabalhos, Zanettini confessa que pretende investir em conteúdos voltados para sua área de atuação. “Quero escrever sobre a produção teórica e prática que foi realizada e integrada a uma vida, com relatos de experiências, contribuições, influências, pesquisas, participação no ensino e na universidade, e em ações que muito contribuíram na construção de um universo rico e desafiante.”

 

Essa matéria foi publicada na edição 34 da Revista HealthARQ. Clique aqui para acessar essa e outras reportagens exclusivas!

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

HCM | Edição 74

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com