Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Grupo AMD Anestesia detalha processo para conquista da Qmentum Diamond

Conquistar uma acreditação, seja ela qual for, não é tarefa simples. Com critérios de validação mundial como base, há quem considere o Processo de Acreditação Internacional Qmentum, certificado pela Acreditation Canada International (ACI) um dos mais complexos e rigorosos. Após intenso processo de adaptação, a AMD Anestesia, empresa que reúne mais de 70 anestesiologistas altamente qualificados em São Paulo capital, conquistou a Qmentum Diamond, mais alto nível da certificação internacional.

Grupo AMD Anestesia detalha processo para conquista da Qmentum Diamond 1
João Soares, Diretor Presidente da AMD

João Soares, Diretor Presidente da AMD, explica que o grupo de anestesiologistas sempre buscou o melhor para todos, desde pacientes até os próprios colaboradores. “Buscamos ferramentas para entregar a melhor experiência em qualidade, segurança e alta performance de atendimento para os nossos 3 principais clientes: cirurgiões, hospitais/clínicas e o principal de todos, os pacientes finais”, conta.

Mudança organizacional

Soares ressalta ainda que buscar uma acreditação é um desafio complexo, principalmente para um grupo como a AMD, que assumiu o compromisso de se reinventar. A instituição teve seu nascimento nos anos 70, e a

cultura organizacional, estipulada à época, ainda era muito conservadora. “Mudar o mindset e a cultura de segurança de um grupo formado na década de 70 exigiu muito trabalho e muita coragem de todos para recomeçar, quando o resultado não era o esperado. Mesmo assim, todos se empenharam e o objetivo foi conquistado.”

“Finalmente, hoje podemos dizer que as dificuldades se converteram em aprendizado. Para tal, fizemos um trabalho ativo para o engajamento e participação de todos os sócios em todo o processo”, relembra. O reconhecimento do selo não foi apenas uma conquista; o diretor e toda equipe da AMD aprenderam muito no decorrer do processo e, quando chegaram ao fim, Soares ressalta o reconforto da conquista.

Manutenção do cuidado

“A Qmentum, em todo seu processo de acreditação, incentivou e cobrou o nosso engajamento na transparência; só temos o que comemorar hoje”, conta ele. Para auxiliar na manutenção de títulos como este, João conta que a AMD realiza auditorias internas e, com políticas para contenção de riscos, mantém a qualidade das instalações.

O investimento em outras áreas também já é realidade na empresa; a AMD conta com um aplicativo próprio, que integra o sistema operacional com o financeiro. “Entendemos que a Tecnologia da Informação vem assumindo um papel de protagonismo no mercado atual, melhorando produtividade, reduzindo custos operacionais e levando a um crescimento exponencial das margens de lucro”, explica.

Planos para o futuro

Para João Soares, no futuro o setor da Saúde ainda verá muito o nome AMD Anestesia. “Mesmo atingindo o patamar Qmentum Diamond, sabemos que não podemos considerar o trabalho finalizado. Entendemos que agora o verdadeiro desafio começou”, afirma. Soares comenta também sobre os investimentos planejados para 2020. Neste ano, a empresa pretende melhorar os processos de captação e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, e otimizar o hospital virtual, um sistema utilizado por cirurgiões.

A AMD pretende ainda melhorar a Educação Médica Continuada e aperfeiçoar os processos de qualidade e de gestão corporativa. Além dessa meta, Soares também pretende tornar o programa de residência médica da AMD referência nacional. “A AMD está em constante movimento para agregar mais valor ao seu core business: entregar um atendimento de excelência em anestesia para cirurgiões, hospitais, clínicas e pacientes”, completa.

Depois de todo o caminho traçado pela equipe do AMD, o presidente entende que o processo de conquista da Qmentum Diamond trouxe, muito além do selo, aprendizados valorosos; um deles, que esse não é o final da história para eles. “Vamos trabalhar com mais afinco em todos os processos da acreditação, a fim de que a excelência seja mantida. Também estamos sempre atentos a novas oportunidades que possam agregar mais valor e reconhecimento aos nossos serviços”, finaliza o diretor presidente.

Esta matérias e outras você confere na edição 65 da Revista Healthcare Management.

Próximo Post

HCM | Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com