Governo de São Paulo lança aplicativo de agendamento para hospitais municipais

A Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) desenvolveu um aplicativo para a Secretaria Estadual da Saúde para agendamento de consultas e exames em hospitais municipais através do celular. O ‘Hora Marcada’ foi lançado nesta terça-feira (16), pelo Governador João Doria.
A cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, é a primeira a adotar o novo modelo de atendimento à população. O sistema que facilita o agendamento pelo celular será oferecido a todas as Prefeituras do Estado.

O Hora Marcada funciona como uma agenda virtual, permitindo ao usuário agendar e visualizar as datas e horários dos agendamentos de consultas e exames, bem como cancelar ou reagendar de forma simples e rápida, caso não seja possível comparecer à Unidade Básica de Saúde.

Além de oferecer mais conforto e facilidade ao cidadão, que passa a ser atendido na hora escolhida e sem longas esperas, o serviço com hora marcada traz benefícios também para a gestão dos sistemas de saúde, reduzindo o índice de faltas e acabando com as filas de espera para o atendimento. O modelo é semelhante ao usado nos postos Poupatempo, serviço que tem aprovação de quase 100% dos usuários e vem sendo citado pelo governador João Doria como exemplo a ser replicado em toda a administração estadual.

Durante o lançamento do Hora Marcada, Doria destacou o trabalho realizado pela Prodesp. “O pessoal da Prodesp aceitou o nosso desafio e tem colaborado de forma ágil e eficiente para o desenvolvimento de programas inovadores”, afirma. Segundo ele, o aplicativo representa uma revolução digital no âmbito de atendimento à população.

Para o presidente da Prodesp, André Arruda, a implantação de um aplicativo voltado para atender pacientes do Sistema Único Saúde é mais um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para facilitar a vida do cidadão. “Com o aplicativo, a Prodesp e o Governo buscam garantir mais qualidade e eficiência no atendimento na rede de saúde pública. Além de permitir o agendamento de consultas e exames pelo celular, o aplicativo aproxima Governo do cidadão e torna o sistema mais eficiente”, afirma.

De acordo com Arruda, o novo sistema digital também vai proporcionar mais agilidade e transparência aos serviços prestados. “O aplicativo é simples e fácil de usar, e foi criado pela Prodesp para oferecer mais comodidade aos pacientes da rede de atendimento das Unidades Básicas de Saúde”.

Como usar o app

• Para ter acesso ao Hora Marcada, o paciente deverá baixar o aplicativo, disponível gratuitamente na Google Play e, em breve, na Apple Store. Ele só pode ser usado por cidades que aderirem ao acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Ribeirão preto foi a primeira a aderir).

• Após a instalação, é preciso preencher informações básicas como número do cartão SUS e o CPF do usuário.

• O “passo a passo” para utilização pode ser consultado em http://horamarcada.saude.sp.gov.br/, onde há um vídeo tutorial e uma relação de Perguntas freqüentes para orientar a população.

Prodesp

A Prodesp é a empresa de Tecnologia da Informação do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1969, também é responsável pela gestão e operação do programa Poupatempo, que tem 99% de aprovação dos usuários e foi eleito o ‘Melhor Serviço Público de SP’ em 2019, pelo quinto ano consecutivo.

Em 2016, foi eleita a melhor empresa do segmento Indústria Digital do Brasil, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame. Por três anos consecutivos (2016, 2017 e 2018), a empresa foi contemplada com o Destaque do Ano do Anuário Informática Hoje, na categoria “Prestador de Serviços para Governo (empresas de grande porte)”.

Veja mais posts relacionados

Sabará tem novo CEO

O Sabará Hospital Infantil, referência nacional e de alta complexidade para tratamento de crianças e adolescentes, apresenta aos seus cuidadores,...