Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Com projeto do escritório Aloisio & Ana Arquitetos, Unimed Recife investe em novas unidades de atendimento

Aloisio & Ana Arquitetos realizam projeto de 22.000 m² de área construída da Unimed Recife baseado na neurociência

A arquitetura e engenharia de um edifício da saúde devem ser pensadas de forma a acolher o paciente, os colaboradores e todos os seus usuários. Afinal, o acolhimento que o ambiente proporciona reflete diretamente na recuperação do paciente, por isso a importância de investir em uma estrutura acolhedora e humanizada. Essa atenção é uma constante para a Unimed Recife.

Nos últimos anos, a diretoria tem investido fortemente em uma arquitetura voltada para o bem-estar do cliente, colaborador e cooperado, sempre buscando novas soluções que agreguem ergonomicidade, praticidade, conforto e beleza.

A Unimed Recife possui uma série de unidades de atendimento, dentre elas estão três hospitais próprios. O Hospital Unimed Recife I (HUR1), inaugurado em 1996, foi a primeira Instituição da Cooperativa e oferece 59 leitos, 25 leitos de Apartamento; 14 leitos de Enfermaria e 20 leitos de UTI, dez a mais somados ao longo do período da pandemia do novo coronavírus.

Com projeto do escritório Aloisio & Ana Arquitetos, Unimed Recife investe em novas unidades de atendimento 1

A segunda Instituição da Rede, o Hospital Unimed Recife III (HUR3), possui uma infraestrutura que chama atenção aos olhos. O empreendimento, inaugurado em 2011, conta com 16 pavimentos, 22 m² de área construída, 204 leitos, sendo 108 de enfermaria e 40 de UTI e 10 salas de cirurgia onde são realizados procedimentos em traumatologia, neurologia, cirurgia coronariana e atendimento a queimados.

Outra unidade da Cooperativa é o Hospital Geral Materno Infantil (HGMI), que recebeu investimento de R$ 55 milhões com recursos próprios em uma unidade exclusivamente focada na saúde da mulher, da gestante e da criança.

Inaugurado em 2018, na Ilha do Leite, o prédio conta com 13 andares, 130 leitos, emergência pediátrica e obstétrica, duas salas de parto humanizado, um bloco cirúrgico, 14 enfermarias e UTI neonatal e adulto. Um dos diferenciais da nova unidade é o banco de leite.

Rumo ao crescimento

A Unimed Recife segue firme em seu projeto de renovação e expansão. A Cooperativa se prepara para entregar o Hospital Jerusalém, empreendimento construído ao lado do Hospital Unimed III, permitindo total integração com o mesmo.

Para desenvolver o projeto de construção e ambientação do Hospital, a Cooperativa contou com a expertise das arquitetas Ana Eugenia Figueiredo, Betania Cavalcanti, Roberta Medeiros e Marcela Nascimento, do escritório Aloisio & Ana Arquitetos.

“O propósito do projeto é conceber um hospital inovador que proporcionasse a possibilidade de experiências positivas para seus pacientes, através dos seus espaços amplos e integrados, do design arrojado e moderno e do tratamento diferenciado e afetivo do seu corpo de funcionários”, afirma a presidente do escritório, Ana Figueiredo.

Para dar vida ao projeto de 22.000 m² de área construída, o escritório Aloisio & Ana Arquitetos usou conhecimentos da neurociência em projetos arquitetônicos. “Esse tipo de estudo tem demonstrado benefícios de um espaço conscientemente projetado para o sucesso dos diversos tipos de tratamentos.”

A nova unidade terá uma torre com197 leitos e 20 leitos UTI, e fará parte do Complexo Unimed Recife, proporcionando uma infraestrutura robusta, com Bloco Cirúrgico, UTI, TMO, Centro de Diagnóstico por Imagem, Ambulatórios e Day Clinic. Os espaços são integrados entre si, humanizados e funcionais, além de dotados de conforto, plástica, segurança e acolhimento.

Pensando na complexidade desses serviços, o escritório Aloisio & Ana Arquitetos realizou um projeto que agregasse todas as especialidades oferecidas pela Unidade, de acordo com a nova realidade de ambientes hospitalares. “Nosso intuito é oferecer espaços confortáveis, seguros e acolhedores, além de contar com um projeto arquitetônico moderno e atual.”

Com projeto do escritório Aloisio & Ana Arquitetos, Unimed Recife investe em novas unidades de atendimento 2

O impacto da beleza arquitetônica do projeto acontece logo na entrada da unidade, em que o usuário é recepcionado por um hall monumental, destacado por seu pé-direito duplo, presença do verde e de uma fachada em cortina de vidro que, além de trazer a iluminação natural para o ambiente interno, é um convite ao contato entre o ambiente hospitalar e o exterior.

“Esse tipo de estratégia permite a fluidez do espaço de forma contínua, proporcionando integração total do espaço interno com a paisagem.”

A partir deste hall, o fluxo é ramificado e conectado horizontalmente com as recepções do Centro de Diagnóstico e dos Ambulatórios, criando um ambiente único, amplo e fluido, e verticalmente com todo o corpo predial. “Podemos descrever o hall como o coração do edifício, o ponto central de todas as operações.”

Além do cuidado com a entrada da estrutura, o escritório Aloisio & Ana Arquitetos também se preocupou com os materiais utilizados na obra, lançando mão de estratégias arquitetônicas com a aplicação de elementos biofílicos, como a madeira, a pedra natural, uso do verde, ampla vista das paisagens nos quartos de internamento e corredores, iluminação natural e forros e paredes com formas orgânicas.

“Esses recursos podem influenciar a percepção do paciente sobre seu espaço pessoal, e por consequência, seu comportamento e suas necessidades emocionais, conseguindo assim, diminuir a ansiedade das internações e obter maior sucesso em sua recuperação.”

Com um projeto cuidadosamente pensado, Ana acredita que a arquitetura do local oferece uma experiência única aos usuários. “A ideia é que o local seja especial não só aos pacientes, mas aos acompanhantes, médicos e funcionários, que passam boa parte de suas vidas em seu interior. Desta forma, é possível estimular o bem-estar e a cura como um todo”.

“Gostaríamos de finalizar expressando nossa gratidão a Deus, a Moderno Empreendimentos, a Romarco Construtora e a Unimed Recife, pela oportunidade de desenvolver esse trabalho, lembrando do que está escrito em Mateus 5:16 . Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

Esta matéria e muito mais você confere na edição 35 da HealthARQ.

Próximo Post

HCM | Edição 78

HCM | Edição 77

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com