Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Com apenas 30 anos, Cristian Rocha lidera Laura, empresa que cresceu mais de 140% apenas em 2021

Em 2021, Laura registrou um crescimento de 143%, quando comparado ao ano anterior

Desde muito jovem, o mundo dos negócios brilhava aos olhos de Cristian Rocha, atual CEO e cofundador da Laura. Natural de Curitiba, o executivo, que teve toda a sua formação básica em escola pública, já sonhava em empreender.

Na busca por realizar esse desejo, Rocha se dedicou aos estudos e foi selecionado pelo programa “Lapidando Talentos”, inciativa do governo focada em tecnologia e voltada para jovens carentes.

“Em um ano, pude aprender tecnologia, além de estudar para o vestibular. Hoje, tenho orgulho de dizer que fui o primeiro da família a entrar em uma universidade pública, a Universidade Federal do Paraná, onde cursei ciência da computação, em 2011.”

Com apenas 30 anos, Cristian Rocha lidera Laura, empresa que cresceu mais de 140% apenas em 2021 1

Em 2013, e com apenas 21 anos, Rocha ganhou uma bolsa de estudos pelo programa ‘Ciência sem Fronteiras’ para estudar na Monash University, na Austrália.

Em 2016, ao retornar para o solo brasileiro, Rocha começou sua jornada na Saúde ao conhecer o analista de sistemas Jacson Fressatto em um evento de tecnologia.

“Ouvindo sua história de vida e sua dor relacionada a perda da filha por uma demora na identificação de uma piora clínica, começamos a desenvolver um projeto que pudesse sanar de forma assertiva e tecnológica a carência da saúde em relação à estrutura e mecanismo por trás dos médicos no processo de salvar vidas”, lembra Rocha.

Assim surgiu o Robô Laura, que mais tarde, tornou-se uma plataforma maior batizada de Laura inteligência clínica, com soluções para otimizar os atendimentos médicos, além do objetivo inicial de gerenciamento de risco.

A missão de Rocha passou, então, a ser um profundo conhecedor das dores dos sistemas de saúde e em como a Laura poderia contribuir para melhoria do cuidado aos pacientes.

“O fato de poder unir a criação de um projeto impactante, onde eu consigo aplicar minhas habilidades relacionadas à inteligência artificial em prol da saúde foi uma das minhas maiores motivações.”

Durante o desenvolvimento do projeto, em 2016, Rocha ganhou uma bolsa de estudos da União Europeia na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia para um mestrado sobre IA e Visão Computacional. “Mesmo envolvido no mestrado, continuei o projeto da Laura a distância.”

Em 2018, após finalizar os estudos e com toda a bagagem de experiências internacionais, Rocha teve a clara percepção de que retornar ao Brasil seria uma grande oportunidade para criar um negócio de alto impacto na Saúde.

“Naquele ano, voltei ao Brasil para iniciar minha jornada como empreendedor na Laura.”

Liderança na Laura

Com apenas 30 anos, Cristian Rocha lidera Laura, empresa que cresceu mais de 140% apenas em 2021 2

Com apenas 26 anos, Rocha assumiu como Data Scientist na empresa. Um ano depois ocupou o cargo de CTO, e, em 2019, estava na cadeira de CEO e cofundador da Laura.

Mesmo jovem, ele afirma que isso nunca foi um empecilho para sua liderança. “Qualquer desconfiança inicial gerada pela idade pode ser mitigada com um diálogo assertivo e coerente.”

Rocha aposta em uma gestão baseada em resultado e diálogo.

“A partir do momento que os resultados são combinados, as equipes são empoderadas para que elas tenham independência de trabalhar para conquistar as entregas.”

Hoje, Cristian Rocha lidera uma equipe de 100 colaboradores de uma empresa que, em 2021, registrou um crescimento de 143%, quando comparado ao ano anterior.

“Para mim, é um grande privilégio ter a responsabilidade de ajudar a salvar vidas por meio da tecnologia, especialmente no momento em que vivemos.”

Confira essas e outras matérias exclusivas na edição 82 da Revista Healthcare Management

Próximo Post

HCM | Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com