Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Bia Gadia Arquitetura e Design aplica neurociência em projeto de luxo para o Blanc Hospital

Escritório utiliza design biofílico para promover maior bem-estar aos pacientes do hospital, inaugurado esse ano em São Paulo

Uma nova instituição de Saúde tem chamado a atenção dos paulistanos por sua proposta luxuosa: o Blanc Hospital. Inaugurado na capital paulista em maio de 2022, a Instituição conta com serviço de hotelaria de alto nível, com 105 leitos, 20 salas cirúrgicas, setor de imagem e dez leitos de UTI.

Para dar vida ao projeto, a Instituição contou com a expertise do escritório Bia Gadia Arquitetura & Design na criação e execução da arquitetura e design do Hospital. “O intuito sempre foi proporcionar uma experiência inesquecível aos usuários para envolver a mente (percepção e cognição) e o corpo (as necessidades biológicas e dos sentidos) com o ambiente”, explica a presidente da empresa, Bia Gadia.

Bia Gadia Arquitetura e Design aplica neurociência em projeto de luxo para o Blanc Hospital 1
Divulgação: Bia Gadia Arquitetura e Design

E o resultado foi um projeto condizente devido à: qualidade dos processos assistenciais, experiência do paciente e satisfação dos colaboradores. “Médicos e colaboradores são as células dessa organização, por isso, assim como em um organismo, é necessário que elas estejam bem física, psicológica e emocionalmente, para poderem ter uma performance de excelência no trabalho.”

Por se tratar de uma edificação existente, a arquiteta explica que foi preciso modificar os acessos, os fluxos verticais e horizontais e a parte estrutural do prédio. “A edificação sofreu várias intervenções estruturais para cumprir as necessidades de projeto, com vãos reforçados, estruturas criadas para escadas e elevadores, varandas, lajes técnicas, a cúpula no pavimento superior, entre outros.”

Mesmo com as grandes intervenções, Bia garante que a “parceria e a conexão entre as equipes de arquitetura com as engenharias e a execução foram tamanhas, o que resultou em um projeto impecável”.

Um diferencial do projeto do Blanc Hospital está nos móveis hospitalares, em que Bia Gadia foi responsável por desenhar a linha “Life”: poltronas e sofás-camas que, além do conforto, teve como propósito fazer com que o cliente e acompanhante se sentissem verdadeiros hóspedes.

Bia Gadia Arquitetura e Design aplica neurociência em projeto de luxo para o Blanc Hospital 2
Divulgação: Bia Gadia Arquitetura e Design

“Foi um grande prazer desenvolver a linha Life, que foi projetada com todo o design, conforto, qualidade, durabilidade, segurança, facilidade de limpeza, uso e dimensões adequadas que uma linha para ambientes de saúde precisa.”

Detalhes conceituais

Especialista em Arquitetura Hospitalar, Design de Interiores, Arquitetura Saudável e Sustentável e Neurociência, Bia Gadia trouxe seu conhecimento no ramo para o projeto do Blanc, como, por exemplo, o design biofílico. “Esse é um dos grandes aliados da neurociência aplicada à arquitetura dos ambientes de saúde, pois a conexão com elementos naturais está diretamente vinculada ao bem-estar físico e mental.”

O projeto também inclui conceitos do FengShui, da Cromoterapia, da Aromaterapia, colaboradores da Neurociência. “Conceituações fundamentais para garantir que o Blanc Hospital promova qualidade de vida, saúde e bem estar através da arquitetura e do design no ambiente construído.”

Outro conceito aplicado foi o do ecodesign, que pode ser observado nas formas, materiais, cores em tons naturais, texturas, imagens e iluminação. “O objetivo era ter esses conceitos relacionados à natureza. Por isso, instituímos jardins verticais externos e internos que proporcionam integração dos espaços internos com os externos, trazendo personalização ao projeto e entregando as melhores experiências aos usuários.”

Os jardins seguiram os princípios do Paisagismo Regenerativo, que passam pela baixa manutenção, pela não utilização de insumos, agrotóxicos e pesticidas. Isso se dá pelo intuito de criar um microclima semelhante ao bioma original, como Transição de Mata Atlântica, Cerradão e Cerrado, e pela inclusão de elementos, desenhos e espécies que ofereçam possibilidades de desfrutar de todas as áreas verdes existentes.

“A inclusão do máximo de espécies multiuso – comestíveis, aromáticas, de valor ecológico e ornamentais – foi o fio condutor do presente projeto. O conceito do paisagismo seguido pela empresa Casulo seguiu o briefing do escritório e veio de encontro ao projeto arquitetônico: proporcionando qualidade de vida e bem-estar aos usuários.”

Outro conceito trazido da Neurociência por Bia Gadia ao Blanc foi o uso da iluminação, através do uso de fontes naturais de luz com os benefícios proporcionados por fontes artificiais de iluminação. “O jogo entre luz e sombra, cores e temperaturas de luz garantem boas experiências.”

Bia Gadia Arquitetura e Design aplica neurociência em projeto de luxo para o Blanc Hospital 3
Divulgação: Bia Gadia Arquitetura e Design

O escritório fez todo o projeto de interiores e considerou o que gostaria para o projeto de iluminação, em seguida o escritório Senzi Lighting assimilou o conceito e, com toda a sua experiência e exatidão técnica em Projetos para Ambientes de Saúde, finalizou entregando o resultado esperado.

“Vivemos um momento em que as avenidas da arquitetura se cruzam com a medicina. Onde antes o foco de uma era na edificação e o da outra era na doença, hoje medicina e arquitetura caminham juntas e seguem integrando às áreas preventiva, preditiva, participativa e personalizada. No Blanc Hospital o ambiente é parte integrante da estratégia onde a arquitetura e o design beneficiam a experiência dos usuários.”

Confira a edição completa da Revista HealthArq 38

Próximo Post

HCM | Edição 85

HealthARQ - Edição 38 - Bia Gadia

HealthARQ - Edição 38 - Lauro Miquelin

HealthARQ - Edição 38 - Daniel Mendez

Health-IT Prêmio '22

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com