Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

“A Arquitetura não se define apenas pela obra, ela se completa com o ambiente”, defende Zanettini

Ao longo de seus 65 anos, a Zanettini Arquitetura acumulou mais de 1.200 projetos em variados setores. O escritório já esteve ligado à construção de escolas, agências bancárias, sedes de órgãos públicos e até mesmo casas sustentáveis, como a famosa Casa de Atibaia.

Segundo Siegbert Zanettini, diretor presidente da Zanettini Arquitetura, a Casa foi construída em 1974 utilizando madeira, principalmente pinho reciclado, e outros materiais reaproveitados.

“Tive que usar a inteligência para aproveitar todos os insumos na condição em que estavam e criar o primeiro exemplo de construção sustentável no Brasil.”

Desde então, o arquiteto tem a sustentabilidade como um de seus pilares de inspiração. “A Arquitetura não se define apenas pela obra, ela se completa com o ambiente. Temos um clima excelente, vento, água, solo e vegetação em ótimas circunstâncias no país. Se esses elementos não participarem do projeto, não estamos fazendo arquitetura no Brasil.”

E completa: “Se em outros projetos isso já é importante, em um hospital é fundamental para ajudarmos os pacientes de forma mais efetiva. Importamos modelos internacionais que talvez já nem sejam funcionais em seus países de origem.”

Na saúde, Zanettini assina diversas obras, como o hospital Oswaldo Cruz; Hospital São Camilo Pompeia, Hospital Leforte, Hospital São Luis em São Paulo.

“A Arquitetura não se define apenas pela obra, ela se completa com o ambiente”, defende Zanettini 1
Residência de campo Zanettini Atibaia (SP)

Recente destaque do escritório é o Hospital Mater Dei Salvador, o primeiro da Rede fora de Minas Gerais. Constituído de dois edifícios, Centro Médico e Hospital, que totalizam 71.000 m². A construção do hospital tem o formado cilíndrico.

“O formato se justifica por ter parte significativa voltada para o oceano, conferindo o desafio de criar algo incomum na área hospitalar utilizando a natureza a favor do paciente”, pontua Zanettini.

Outro marco na história do escritório é o projeto de Ampliação do Cenpes-Centro de Pesquisas da Petrobras. “Sinto orgulho em dizer que fizemos parte do maior e mais completo centro de pesquisas do país, uma verdadeira obra prima da tecnologia.”

“A Arquitetura não se define apenas pela obra, ela se completa com o ambiente”, defende Zanettini 2
Projeto do Centro de Pesquisas Petrobrás (RJ)

Apesar de ter várias obras em seu portfólio, Zanettini defende que todos os seus projetos são significativos. “Cada projeto é único e a cada obra acrescentamos novas contribuições e dessa forma aprendemos. Todos foram importantes para chegarmos onde estamos.”

Além da arquitetura, Zanettini pretende continuar também na produção de conteúdos voltados para sua área de atuação.

“Quero escrever sobre os conceitos e experiências que adquiri ao longo da vida, com pesquisas, influências, relatos e ensinamentos.”

Confira uma entrevista exclusiva com Siegbert Zanettini:

Esta matéria e outras você confere na edição 35 da Revista HealthARQ.

Próximo Post

HCM | Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com