Cármino Antônio de Souza, da Unicamp, foi entrevistado na Maratona de Lives da SAHE ’21

Cármino Antônio de Souza, da Unicamp, foi entrevistado na Maratona de Lives da SAHE ’21. Professor Titular da FCM/Unicamp, ex-secretário de Saúde do Estado de São Paulo (1993-94) e atual secretário de Saúde do Município de Campinas, ele foi o entrevistado do Masterclass de Saúde Pública na Maratona de Lives da SAHE ’21 no último dia 17 de julho.

Com o tema “Oncologia: Cenários e Perspectivas”, Cármino foi entrevistado por Mauro Guimarães Junqueira, secretário-executivo do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e presidente do comitê científico do Masterclass de Saúde Pública da SAHE ’21.

Segundo Cármino Antônio de Souza, com a pandemia muitos procedimentos oncológios não foram feitos pelos pacientes. ​”A oncologia no cenário da Covid-19 teve um grande prejuízo em termos de controle.” Portanto, há um grande número de atendimentos represados que terão de ser retomados aos poucos após a pandemia. 

Um dos professores a proferir aula durante o Masterclass de Saúde Pública na SAHE ’21, Cármino Antônio de Souza desrtacou que é crucial para o tratamento oncológico no Brasil a constituição de uma rede de oncologia. “E o SUS pode nos inspirar para cumprir esse desafio. Inclusive tenho preconizado o Centro Integrado de Câncer. Centros que reúnam todos os grupos intersetoriais focados em câncer”, frisou. 

De acordo com ele, ​a Oncologia merece um programa de estado, que seja permanente. “Como o país criou em outras áreas, o Ministério da Saúde tem que criar um programa específico voltado à Oncologia”, salientou Cármino Antônio de Souza.

Confira abaixo na íntegra a entrevista de Cármino Antonio de Souza, integrante do comitê científico do Masterclass de Saúde Pública da SAHE ’21:

Para participar do Masterclass de Saúde Pública, bem como de outros eventos da SAHE ’21, não deixe de adquirir o seu passaporte.
ADQUIRA SEU PASSAPORTE PARA A NOVA SAHE ’21

SERVIÇO:

Evento: SAHE 2021 – South America Health Education
Tema: “Lidere a Transformação”
Local: Centro de Eventos Anhembi – São Paulo (SP)
Data: 26 a 28 de janeiro de 2021
Contato: (16) 3913-9800/ eventos@grupomidia.com
Mais informaçõeswww.sahe.com.br

Embaixadores da SAHE ’21: – Valdir Ventura, CEO e presidente do Grupo São Cristóvão Saúde, pelo estado de São Paulo; Erika Vrandecic, diretora do Biocor Instituto, representando Minas Gerais; e Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (Lais), pelo Rio Grande do Norte.

#Sahe2021#GrupoMidia#LidereATransformacao#SaudePublica; #Oncologia; #Unicamp; #CarminoAntonioDeSouza