Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

Construtora Fonseca & Mercadante constrói empreendimentos de alto padrão da Rede D’Or São Luiz

A parceria entre a Construtora e a Rede D’Or está se consolidando através de projetos verdadeiramente monumentais

Neste ano, a cidade de São Paulo ganhou uma legítima obra de arte, em “exposição” no bairro do Itaim Bibi. Mas não se trata de uma pintura, escultura, dança ou poesia, e sim de um hospital especializado em atendimento oncológico. Falamos da OncoStar, da Rede D’Or São Luiz, uma unidade de alto padrão com área construída de aproximadamente 17.000 m².

RAF OncoStar Fachada R00 190x300 - Construtora Fonseca & Mercadante constrói empreendimentos de alto padrão da Rede D'Or São LuizO hospital foi idealizado para oferecer ao paciente com câncer o cuidado multidisciplinar, integrando a pesquisa clínica à assistência, para um melhor diagnóstico e mais opções de tratamento da doença. Para proporcionar mais bem-estar ao paciente e seu acompanhante, o projeto investe em tecnologia e inovação – como a implementação do Smart Hospitality, dispositivo que permite controlar luminosidade e temperatura do quarto, fazer chamadas de vídeo para as equipes multidisciplinares, assim como realizar contatos externos com o médico assistente.

Marcos Vicelli, engenheiro e sócio-diretor da Construtora Fonseca & Mercadante, responsável pela construção do empreendimento, explica que a empresa trabalhou neste projeto com princípios de flexibilidade e dinamismo, além da atuação proativa na gestão de projetos. “Obras de hospitais requerem um conhecimento técnico e capacitação adequada em sua execução”.

A parceria entre a Construtora e a Rede D’Or está se consolidando através de projetos verdadeiramente monumentais. “Estamos realizando a primeira unidade OncoStar em São Paulo, hospital oncológico de alta complexidade, da Rede D’Or São Luiz e também o DFStar, da Rede D’Or em Brasília”, afirma Vicelli.

O projeto tem algumas fases em andamento que, segundo Vicelli, devem ser entregues até março de 2019. Esses empreendimentos são parte do vasto portfólio do Construtora Fonseca & Mercadante, que há anos tem trabalhado com excelência no setor da saúde.

“Nossa atuação compreende todas as etapas da obra, desde o desenvolvimento do projeto, ou seja, da fase de pré-construção, construção propriamente dita, recebimento dos site-planning dos principais equipamentos médicos e execução destas demandas”, ressalta Vicelli. Ele reforça também a necessidade da legalização final e também o comissionamento e operação assistida, que se estendem até que a equipe de Operações do hospital assuma totalmente a edificação.

1 Oncostar 1Pav Espera R05 300x225 - Construtora Fonseca & Mercadante constrói empreendimentos de alto padrão da Rede D'Or São Luiz

Transformação
“Nosso maior diferencial é a dedicação personalizada a cada obra e a cada cliente. Atuamos sempre muito integrados com os nossos clientes, entendendo aquilo que agrega valor ao negócio deles, para poder contribuir de forma efetiva”, ressalta Vicelli. Para garantir um empreendimento de alto padrão, a Construtora auxilia os clientes já durante a fase de pré-construção, desenvolvendo projetos que sejam adequados do ponto de vista construtivo.

O novo hospital, além de uma legítima obra de arte, é também uma nova referência no tratamento oncológico em todo o Brasil. Vicelli explica que a construção do empreendimento exigiu toda a expertise da empresa. “Tivemos muitos desafios durante a execução das obras, pois transformar um prédio construído com a finalidade de ser um edifício comercial em um hospital oncológico de alta complexidade não foi uma tarefa trivial, tivemos enormes desafios a superar”.

Segundo Vicelli, o primeiro desses desafios consistiu em implantar dois elevadores de macas hospitalares, que exigiu um corte longitudinal no prédio e o reforço da estrutura de concreto. Depois, foi necessário incluir uma nova escada de emergência, que demandou aumentar em 10 metros a largura do empreendimento.

O terceiro desafio foi referente as lajes dos pavimentos onde ficam os equipamentos hospitalares, que precisaram ser reforçadas para que pudessem suportar o peso dos equipamentos – que estavam fora das capacidades de um prédio comercial. “Fizemos uso da tecnologia de reforço em fibras de carbono, que permitiu a sustentação das cargas adequadas sem o aumento significativo da espessura das lajes, consequentemente, sem a perda do pé-direito livre do edifício”, explica Vicelli.

A necessidade de incluir dois bunkers no quarto e terceiro subsolos – que permitissem a inclusão de equipamentos de última geração em radioterapia e radiocirurgia – foi o quarto desafio do empreendimento. Com o grande acréscimo de cargas à edificação, foi necessário também a realização de reforços pontuais nas fundações em sapatas diretas do edifício. “Nossa principal estratégia para superar os inúmeros desafios foi o planejamento executivo detalhado de todas as atividades a serem executadas”, completa o engenheiro.

Alto padrão
Cada etapa da obra de transformação do antigo prédio comercial em um edifício hospitalar demandou o uso de equipamentos de ponta. Segundo Vicelli, foram utilizados sistemas de demolição controlada com instrumentação topográfica para não permitir dilatações e problemas indesejados.

1 Oncostar Terreo Lobby R07 300x300 - Construtora Fonseca & Mercadante constrói empreendimentos de alto padrão da Rede D'Or São Luiz“Utilizamos em alguns reforços estruturais concreto de alto desempenho, aumentamos a largura da edificação em estrutura metálica para permitir uma melhor logística no recebimento e montagem das novas estruturas”, explica Vicelli. Para não permitir dilatações e problemas indesejados, também foram aplicados sistemas de demolição controlada com instrumentação topográfica. “Em muitas atividades, nos assessoramos com consultores especialistas e renomados em suas disciplinas”.

O sócio-diretor da Construtora Fonseca & Mercadante afirma que, de acordo com a premissa da Rede D’Or São Luiz e a filosofia empresarial da Construtora, foi utilizado na obra da OncoStar as melhores tecnologias e materiais disponíveis no mercado. “Por ser um empreendimento Star, com elevado padrão de qualidade, os arquitetos responsáveis definiram os acabamentos com muito rigor à estética e aplicabilidade ao uso da edificação hospitalar”, completa.

A preocupação com questões como humanização e sustentabilidade são duas questões trabalhadas pela Construtora em todos os empreendimentos. “O OncoStar, por exemplo, foi um projeto plenamente concebido dentro de altos padrões humanitários e de sustentabilidade. Podemos citar o projeto luminotécnico, que prevê luminárias com lâmpadas de alta eficiência e baixo consumo energético (LED)”, ressalta o engenheiro.

Segundo Vicelli, três diretrizes norteiam a atuação da empresa neste projeto, sendo o planejamento antecipado de todos os serviços a serem executados e suas interfaces entre atividades predecessoras e sucessoras; entendimento da relevância do negócio do cliente, atuando de forma comprometida e transparente; e o trabalho com um time comprometido e engajado. “Sempre que conseguimos cumprir estas três diretrizes, posso afirmar que o resultado e o bom desempenho serão consequências”.

Essa matéria foi publicada na 28ª edição da revista HealthRAQ. Clique e confira a publicação.