Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

Unimed Sorocaba recebe certificação da 3M

O programa educacional Guardiões da Central, vigente em toda a América Latina, busca promover práticas seguras e de qualidade no reprocessamento de dispositivos e instrumentos médicos em centrais de esterilização, com o objetivo de garantir a segurança do processo cirúrgico

A Central de Material Esterilizado (CME) do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), pertencente à Unimed Sorocaba, recebeu a certificação Guardiões da Central, conferida pela 3M Company. A entrega oficial a todos os colaboradores ocorreu em 31 de outubro, na própria instituição hospitalar.

O programa educacional Guardiões da Central, vigente em toda a América Latina, busca promover práticas seguras e de qualidade no reprocessamento de dispositivos e instrumentos médicos em centrais de esterilização, com o objetivo de garantir a segurança do processo cirúrgico.

De acordo com o diretor técnico do HMS, Mário Sérgio Moreno, a importância da certificação está em melhorar

DSC0002 300x200 - Unimed Sorocaba recebe certificação da 3M

e aumentar a segurança do paciente, por meio de treinamentos baseados em padrões internacionais. “A CME tem por missão prover produtos processados para a saúde, garantindo a quantidade e a qualidade, para uma assistência segura”, finalizou.

Segundo a enfermeira da CME Karen Rosa Mariano, a sequência para certificação teve início em maio e finalizou em setembro. “Foram adequados processos como, por exemplo, não reutilizar detergente enzimático e o controle biológico diário para a esterilizadora, por plasma de peróxido de hidrogênio”, contou.

O programa hospitalar da 3M tem como principais fundamentos combater as infecções de sítio cirúrgico; implementar processos da Central de Esterilização baseados em referências e recomendações internacionais e nacionais; buscar a promoção de uma prática segura; fornecer ferramentas para melhorar os indicadores (tanto no aumento da produtividade como na redução do risco de usar material não-estéril no paciente) e cumprir todos os requisitos da legislação sanitária vigente.

Entrega dos certificados
André Luiz Cabral, representante da 3M, afirmou: “A Central de Materiais é onde começa toda a segurança do paciente. A entrega destas certificações representa a celebração de um trabalho que vem acontecendo no HMS há seis meses e tem o objetivo de melhorar a qualidade da assistência”.

A enfermeira Karen relembrou que existem mais dois níveis superiores do programa: as certificações Diamond e Diamond Black. “Já estamos caminhando para conquistá-las”, antecipou.