Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

Parceria amplia serviço de oncologia oferecido no Hospital Santa Izabel

Os primeiros passos dessa parceria estratégica foram apresentados durante evento realizado no Auditório do HSI, com a presença de gestores e profissionais médicos das duas instituições

O serviço de oncologia oferecido à população baiana no Hospital Santa Izabel (HSI) foi ampliado a partir da junção de forças entre a Santa Casa da Bahia e a Clínica AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia. Os primeiros passos dessa parceria estratégica, que já está dando mais qualidade, segurança e resolutividade à assistência prestada aos pacientes, foram apresentados durante evento realizado no Auditório do HSI, com a presença de gestores e profissionais médicos das duas instituições.

Pelo investimento contínuo em pesquisa, desenvolvimento de profissionais e incorporação de tecnologias para oferecer os mais eficazes tratamentos, o Instituto Baiano do Câncer (IBC) do Santa Izabel é referência quando o assunto é oncologia. “O Hospital Santa Izabel vem combinando tratamentos fundamentados nas descobertas científicas mais atuais a uma atuação humanizada, integralizada e individualizada a cada um de nossos pacientes”, afirma o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.

Já na avaliação do diretor Técnico-Assistencial do Santa Izabel, Ricardo Madureira, a parceria com a Clínica AMO representa um ganho não apenas em ampliação do atendimento como também em atenção e cuidado ao paciente. Opinião similar foi manifestada pelo presidente da AMO, o médico oncologista Carlos Sampaio, que disse sentir-se honrado pela parceria e em poder contribuir com um modelo de atenção integral ao paciente oncológico.

“Não poderia deixar de registrar aqui a plena confiança e o apoio dos gestores da Santa Casa e de sua excelente equipe de profissionais, fatores esses de grande importância nesse processo de prestação de atendimento oncológico multidisciplinar de alto nível”, assegurou Sampaio.

Diagnóstico e tratamento – No prédio do Instituto Baiano do Câncer (IBC), pertencente ao Hospital Santa Izabel, o paciente encontra atendimento integral e multidisciplinar nas diversas áreas que compõem o tratamento oncológico. Toda assistência é realizada em um único lugar, desde as consultas clínicas, tratamentos avançados, internação, atendimento de urgência e emergência até a intervenção cirúrgica, quando necessária.

O Santa Izabel também conta com equipe especializada e disponibiliza um dos mais modernos centros de radioterapia do Norte e Nordeste, com aceleradores lineares de última geração associados às mais modernas técnicas de tratamento. A precisão dos equipamentos permite uma abordagem eficiente ao tumor, minimizando os efeitos da radiação sobre os tecidos vizinhos normais.

A condição de hospital referência no tratamento do câncer é reforçada  ainda pelo bem sucedido Programa de Cancerologia Clínica que o hospital desenvolve na área de Residência Médica e pelo bom funcionamento do Centro de Pesquisas Clínicas Multicêntricas, que realiza iniciativas científicas de amplo alcance a partir de protocolos mundiais. O Hospital da Santa Casa da Bahia também oferece procedimentos de apoio no tratamento e diagnóstico por imagem, como a quimioembolização, tomografia computadorizada, ressonância magnética, gama-câmara, medicina nuclear e PET CT.