Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

Modernização como pilar para a excelência no Grupo São Cristóvão Saúde

Grupo São Cristóvão Saúde está há mais de um século se modernizando para oferecer tratamento de qualidade aos beneficiários e comunidade em geral; instituição investiu, em 2017/2018, milhões de reais em tecnologias médicas para a assistência à saúde

Fachada HMSC 300x200 - Modernização como pilar para a excelência no Grupo São Cristóvão SaúdeUma trajetória de 107 anos de excelência comprovada pela prestação de serviços de qualidade e pela credibilidade no atendimento prioritário aos moradores da Zona Leste paulista. É assim que se define a história do Grupo São Cristóvão Saúde, fundado em 1911 na cidade de São Paulo, e que conta hoje com, aproximadamente, 1.600 colaboradores e 120.000 beneficiários em sua carteira do Plano de Saúde.

“Trabalhamos sempre pensando na continuidade e na renovação de nossas energias para atender o nosso público com o máximo de excelência, e nossas certificações de qualidade traduzem esse gratificante esforço”, comenta Valdir Pereira Ventura, CEO e presidente do Grupo São Cristóvão Saúde.

Essa busca contínua por modernização, pontuada pelo executivo, é retratada na própria história da Instituição. Desde o início da gestão de Valdir Ventura, em 2007, até os tempos atuais, o Grupo São Cristóvão Saúde se aprimorou na qualidade e no preparo ao atendimento de seus beneficiários. “A segurança do nosso paciente é a nossa maior responsabilidade e o nosso eterno compromisso”.

Além de investir em capacitação profissional, a Instituição tem focado na atualização de softwares de gestão na área de Tecnologia da Informação, aquisição de equipamentos hospitalares de ponta e em novas parcerias na área de Responsabilidade Social, Filantropia e empresas conceituadas no mercado laboratorial, odontológico e remoções médicas.

“A instituição investiu de forma assertiva em tecnologias médicas, com prospecção de retorno sobre os investimentos, e melhora significativa na assistência médico-hospitalar”, acrescenta Ventura sobre os recentes investimentos da Instituição em 2017/2018.

IMG 0194 300x200 - Modernização como pilar para a excelência no Grupo São Cristóvão SaúdeDurante os últimos anos, no âmbito da infraestrutura, o Grupo inaugurou unidades, e novos setores assistenciais e administrativos; reformou apartamentos, fachadas e setores; expandiu a estrutura de atendimento, aumentando o número de leitos (de 174 para mais de 250) e beneficiários (de 41 mil para 120 mil), incluindo projetos em fase de planejamento e execução.

O São Cristóvão Saúde também uniu esforços para as questões de planejamento, definição e execução de políticas e programas em toda a gestão da tecnologia da saúde, incluindo o gerenciamento de riscos, melhorias na qualidade da assistência prestada, atendimento à demanda e à necessidade dos pacientes, gestão dos equipamentos e diminuição de riscos e custos à Instituição.

“Incorporamos analisadores e simuladores para a realização de inspeções técnicas, tais como manutenções preventivas e corretivas, serviços de calibração e de segurança elétrica, como observância rigorosa às normas vigentes”, explica o CEO do Grupo São Cristóvão Saúde. Segundo o gestor, durante o último ano, a Instituição também informatizou sua equipe técnica com sistemas de gestão e tablets, a fim de garantir maior agilidade nos atendimentos técnicos-assistenciais.

Foco em Engenharia Clínica
Valdir Ventura revela que o setor de Engenharia Clínica do Grupo São Cristóvão irá receber, em 2019, investimentos contínuos para o crescimento da área dentro da Instituição. Entre as estratégias a serem adotadas para esse objetivo está a profissionalização da equipe de engenharia clínica frente as novas tendências tecnológicas e a incorporação de métodos de inteligência de negócios (BI) para garantir a gestão dos equipamentos adquiridos.

“A nossa principal meta é a melhoria da qualidade e da coordenação do atendimento prestado desde a porta de entrada do sistema e ao longo do cuidado”, pontua Ventura. Além das incorporações tecnológicas, a Engenharia Clínica do São Cristóvão está envolvida na continuidade dos processos de cada unidade. “Após a chegada das tecnologias, a equipe fica focada na capacitação dos profissionais e monitoramento da usabilidade”.

Atualmente, a Instituição conta com projetos para a troca de tomografia, raio-x (mudando de tecnologia analógica para as digitais) e implementação de um Sistema de Arquivamento e Distribuição de Imagens (PACS), troca de equipamento de ultrassom, implementação e estruturação da Unidade de Transplante de Medula Óssea e o desenvolvimento de uma nova unidade, o Centro de Atenção Integral à Saúde.

Certificações e Estrutura
O Grupo São Cristóvão Saúde conquistou, recentemente, a recertificação ISO 9001:2015 (novo padrão da certificação) para o Plano de Saúde, além de obter o Nível III de Excelência da ONA (Organização Nacional de Acreditação) para o Hospital e Maternidade, e a busca pela Certificação Internacional Canadense – a Qmentum.

A estrutura do Grupo São Cristóvão Saúde é dividida em Hospital e Maternidade São Cristóvão, Hotel Recanto São Cristóvão, Centro de Atenção Integral à Saúde, Instituto de Ensino e Pesquisa, Projetos Filantrópicos e quatro Centros Ambulatoriais, sendo um com foco na “Saúde da Mulher”.

Nesse sentido, destaca-se o Complexo Materno-Infantil, composto por setores de pré-natal, centro obstétrico, centro ambulatorial, maternidade, berçário, ambulatório de pediatria, internação pediátrica, clínica de vacinação, pronto-socorro infantil e UTI pediátrica.

A Maternidade São Cristóvão é um dos mais modernos centros neonatais de São Paulo. Com foco na excelência do atendimento às parturientes e nas melhores condições de trabalho para seus profissionais, está equipada com o que há de mais avançado na área. Possui toda estrutura para uma assistência de qualidade, segurança no atendimento e na identificação da gestante e seu bebê.

Esta matéria foi publicada na 55ª Revista HealthCare Management.

CLIQUE AQUI E SELECIONE O IDIOMA