Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

Grupo São Cristóvão Saúde inaugura Centro voltado para prevenção e reabilitação

O Grupo São Cristóvão Saúde inaugurou, no dia 14 de dezembro, o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), um novo ambiente construído com o intuito de ampliar a área destinada à prevenção e reabilitação, além de qualificar o atendimento multidisciplinar especializado para diferentes públicos.

O projeto vem de encontro ao objetivo da Instituição em oferecer espaços mais humanizados que contribuam, significativamente, para a melhoria do bem-estar dos pacientes.

Passando de 500 m² para, aproximadamente, 4 mil m², a área representa um aumento expressivo na capacidade de atendimento dos serviços prestados, ampliando as condições e recursos para receber mais pessoas todos os dias. Exemplos são os setores de Fisioterapia Clínica e Reabilitação, que englobam RPG, Pilates, Quiropraxia, Acupuntura e Terapia Uroginecológica, ampliando em 40% a capacidade física de atendimento.

Segundo o Engº Valdir Pereira Ventura, Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, o maior desafio da criação do novo Centro é alinhar inovações estruturais a qualificação assistencial. “Com essas mudanças, vamos explorar ao máximo o ganho de espaço para promover reais avanços no atendimento”, explica.

Essa ampliação também ocorre com o atendimento voltado para a prevenção, em que estão contemplados os programas Idoso Bem Cuidado, Serviço de Medicina Integral (SMI) e os atendimentos de nutrição, psicologia e fonoaudiologia.

Com o novo espaço, as atividades de Terapia Ocupacional, salas de grupo e Dança Sênior terão sua capacidade aumentada. O local ainda conta com uma cozinha equipada para a realização de oficinas de culinária orientadas por nutricionistas do São Cristóvão.

Sustentabilidade e acessibilidade

Todo o projeto foi elaborado para atender acessibilidade. No chão, foi instalado piso tátil alerta e direcional, todos os corrimões estão sinalizados com texto de leitura e braile, os elevadores contam com chamada e voz interna informando andares e abertura de portas e, ainda, foram instalados, no auditório, assentos especiais para pessoas com sobrepeso e espaços para cadeirantes.

Sustentabilidade é também uma grande preocupação do Grupo e isso se reflete em cada detalhe da obra. Janelas amplas para facilitar a entrada da luz natural, revestimento no telhado e lã de rocha nos forros para reduzir o calor e otimizar o rendimento do ar condicionado, são algumas das adaptações feitas para reduzir o consumo de energia. Além disso, o espaço conta com um sistema de captação de água da chuva para reuso nos vasos sanitários, torneiras dos jardins e lavagem dos pisos.

Novas áreas

A unidade, também, ganha três novas áreas que foram, cuidadosamente, desenhadas para tornar o atendimento mais ágil, além de oferecer conforto aos pacientes de todas as idades.

– Hidroterapia: com aproximadamente 200 m², a área é equipada com uma piscina de 80 m², totalmente acessível para atividade de hidroginástica e hidroterapia;

– PRO Ativa Kids: espaço criado para atendimento fisioterapêutico cardiopulmonar, ortopédico e neurológico, tudo em uma área ambientada exclusivamente para o público infantil, incluindo uma brinquedoteca;

– Auditório: com capacidade para 50 pessoas. O espaço é destinado a apresentações e palestras sobre assuntos relacionados à prevenção e aos cuidados com a saúde.

Tudo foi pensado no sentido de trazer mais conforto e acolhimento aos beneficiários. O São Cristóvão Saúde trabalhou intensamente para criar um centro de referência em prevenção, reabilitação e promoção, onde as pessoas encontrem tudo o que precisam para sua saúde e bem-estar.

O local, que poderá atender até 700 pessoas por dia, conta, ainda, com lanchonete, loja com artigos de ginástica e natação, sala multiuso, área Comercial para Plano de Saúde, entre outros serviços.

A Diretora do CAIS, Paulete Nicolino de Freitas Ventura, conta que a ampliação do espaço contribuiu para reorganizar o fluxo de atendimento e otimizar a rotina de atividades das equipes de saúde. “Cada etapa da construção do CAIS envolveu estudos cuidadosos e investimento em equipamentos de ponta, no intuito de obter a melhor experiência do beneficiário”, frisa.

“Nós entendemos que as inovações nunca param, é por isso que não podemos estacionar. Estamos constantemente pensando em novas maneiras de oferecer serviços cada vez melhores e acreditamos que o CAIS é resultado dessa preocupação”, reforça o Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Valdir Ventura.