Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

Grupo Mídia visita Roberto Kalil Filho, presidente do InCor e diretor geral de Cardiologia do Sírio-Libanês

O Grupo Mídia realizou uma visita ao InCor – Instituto do Coração, em São Paulo, para conversar com Roberto Kalil Filho, presidente da Instituição e diretor geral de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. O médico recebeu a equipe de jornalismo da revista Healthcare Management para falar justamente sobre os avanços da especialidade no país.

“A Cardiologia no Brasil é exemplar, não deixa a desejar para nenhum país do mundo”, assegura Kalil ao ser questionado sobre a dimensão dessa especialização no país.

Mesmo não tendo sido pioneiro a realizar um transplante cardíaco, o Brasil está entre as cinco primeiras nações a concluírem esse procedimento em humanos. E de 1968 para cá muita coisa mudou.

Nesse sentido, Kalil ressalta a evolução na área de transplantes. “A capitação de órgãos ficou mais eficaz, assim como a seleção de doadores, a preservação do receptor e a imunoterapia do pós-transplante”, explica.

Além de avaliar o cenário nacional desta especialidade, Kalil fala também sobre os recentes investimentos em Cardiologia realizados pelo Hospital Sírio-Libanês e pelo InCor. “A Cardiologia expandiu muito e vem aumentando, em passos largos, o seu espaço dentro do Sírio-Libanês, tanto na área de Ensino, como na de Pesquisa e também na Assistência”, exemplifica.

Para saber mais sobre os investimentos, avanços e pesquisas da especialidade no país, confira a entrevista abaixo e leia o Especial Cardiologia, publicado na 54ª edição da Healthcare Management. Clique e acesse a versão digital da revista.

CLIQUE AQUI E SELECIONE O IDIOMA