Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

InCor inaugura sua nova UTI Respiratória e celebra os 40 anos da Fundação Zerbini

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Respiratória funcionou durante 36 anos com quatro leitos, no sexto andar do Instituto Central (ICHC)

A inauguração da nova Unidade de Terapia Intensiva Respiratória da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (InCor) foi celebrada em cerimônia que também comemorou os 40 anos da Fundação Zerbini. O Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP), José Otávio Costa Auler Junior, e representantes e diretores dos conselhos diretivos e unidades do Quadrilátero da Saúde descerraram a placa de inauguração, em solenidade realizada no anfiteatro do InCor, no dia 26 de setembro.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Respiratória funcionou durante 36 anos com quatro leitos, no sexto andar do Instituto Central (ICHC). Os pacientes começaram a ser transferidos no dia seguinte da inauguração, em 27 de setembro. A nova UTI Respiratória é voltada a pacientes que necessitam de mais de 24 horas de ventilação mecânica. Conta com 10 leitos individuais e equipamentos de ponta, além de uma equipe multiprofissional.

Segundo o Chefe da UTI Respiratória e Diretor da Divisão de Pneumologia do InCor, Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho, a ideia é criar uma rede de UTIs Respiratórias em todo o Estado de São Paulo, com profissionais treinados a partir da expertise e recursos oferecidos na nova Unidade.

“A mortalidade desses pacientes é alta, acima de 50% entre os que precisam de cuidados de ventilação mecânica por mais de 24 horas, daí a importância desse serviço. Além disso, a nova UTI possibilitará o desenvolvimento de novos equipamentos e novas metodologias no atendimento”, disse o Prof. Carvalho, durante a apresentação da nova Unidade.

O Diretor-presidente da Fundação Zerbini, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, abriu a cerimônia e apresentou o novo vídeo institucional da Fundação. A cerimônia contou com a presença da Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora Clínica do HCFMUSP; do Roberto Kalil Filho, Presidente do Conselho Diretor do InCor; e do Fabio Biscegli Jatene, Vice-presidente do Conselho Diretor do InCor. No encerramento da cerimônia, os convidados assistiram à apresentação da Banda InCordes, formada por profissionais do InCor.