Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

Hospital Materno-Infantil é inaugurado em Barcarena (PA)

O dia 21 de setembro foi uma data importante para o casal Enedina dos Santos Corrêa, de 53 anos, e Joel Souza Corrêa, de 48 anos. Nascidos e criados em Barcarena (PA), eles acordaram cedo para acompanhar de perto a inauguração do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB). Pais de seis filhos, eles image014 300x225 - Hospital Materno-Infantil é inaugurado em Barcarena (PA)sabem muito bem a importância que esse hospital terá para a região.

“Quando a minha esposa ficou grávida, ela passou muito mal e não tinha como ser atendida aqui. Na época, tivemos que ir até Vila dos Cabanos e nem tínhamos dinheiro para isso. Mas, hoje, é uma satisfação ver um hospital desses aqui. Temos uma nora que está gravida, e que certamente precisará desse hospital”, contou, Joel. “Eu gostaria até de ficar grávida de novo, mas com 53 anos não dá mais”, completou sorrindo, a esposa dele, Enedina.

O Hospital conta com 65 leitos, sendo dez de UTI Adulto, dez de UTI Neonatal, e dez de UCI Neonatal. Sob gestão da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Saúde Pública do Pará, o hospital prestará serviços essenciais para gestantes e recém-nascidos, incluindo partos de alto risco. “É um hospital que tem abrangência de 399 mil habitantes do Baixo Tocantins, ou seja, além de Barcarena, vai atender Igarapé-Miri, Abaetetuba, entre outros municípios, e vem também para desafogar a capital. Queremos ser uma referência em atendimento materno infantil no Estado do Pará”, afirmou a diretora-Hospitalar do HMIB, Stephanie Valdivia.

A unidade apresenta seis mil metros quadrados de área construída, e nesse espaço terá quatro consultórios, laboratórios de análises clínicas, raio-x, ultrassonografia e mamografia. Além de bloco cirúrgico com três salas, e ambiente de recuperação pós-cirúrgico. Para atender toda essa estrutura serão mais 330 colaboradores.

O diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, Rogério Kuntz, frisou a importância do hospital para a região. “O HMIB é estratégico, pois vem atender uma necessidade atual que é atendimento materno-infantil para a região do Baixo Tocantins, e tenho certeza que trará solução para grande parte dos problemas nesse âmbito”, disse.

A inauguração do hospital contou com a presença do governador do Estado do Pará, Simão Jatene, que falou sobre as dificuldades financeiras que o país atravessa e que impactaram também no tempo para que a unidade ficasse pronta. “Em vários momentos tivemos que desacelerar as obras para mantermos as contas públicas em dia. Não é por acaso que a maioria dos estados têm atrasado os salários. Então, me sinto profundamente feliz de ver os salários dos servidores em dia, e esse hospital pronto, mesmo diante desta brutal crise”, declarou.

Anna Turan
O Hospital Materno-Infantil de Barcarena leva o nome de Anna Turan, em homenagem a primeira médica paraense e uma das primeiras mulheres a exercer Medicina no Brasil, Anna Turan Machado Falcão, que nasceu em Igarapé-Miri (PA). A neta da homenageada, Mariangela Bitar, esteve presente na inauguração da Unidade.

CLIQUE AQUI E SELECIONE O IDIOMA