Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

Pixeon, SBPC/ML e Controllab firmam parceria em benefício de laboratórios

Empresas apresentam nova solução digital para o Programa de Indicadores e Benchmarking Laboratorial

Promover o desenvolvimento de diversos setores por meio de políticas de boas práticas é uma tendência mundial. Para o mercado laboratorial não é diferente. Por isso, a Pixeon, uma das maiores empresas de tecnologia para a saúde, firmou parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e a Controllab para contribuir com o Programa de Indicadores e Benchmarking Laboratorial.

O principal objetivo dessa união é oferecer soluções que ajudem os laboratórios de todo o Brasil a alcançarem excelência em seus serviços. A partir da solução de interfaceamento LabLink Pro, da Pixeon, os clientes da Controllab terão mais facilidade em lançar dados como lote, código do agente e quantidades de testes automaticamente no sistema. “Essa foi a maneira que encontramos de facilitar o processo de coleta dessas informações. O LabLink Pro é uma solução que faz todo esse processo de maneira digital, evitando equívocos no preenchimento dos dados, gastos desnecessários, retrabalho e agilizando o processo”, afirma Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon.

Para o reconhecimento dessa parceria, a Controllab recomenda, no mínimo, dez indicadores como requisito para o “case de sucesso”. Os indicadores apresentados pela Pixeon estão relacionados a controle de laudos incorretos ou não acessados, efetividade de liberação de resultados e produtividade pessoal. “A chancela da SBPC/ML e Controllab mostra que temos produtos verdadeiramente relevantes e de qualidade para atender ao mercado de laboratórios. Nosso objetivo é facilitar os processos para que as instituições se preocupem com o que realmente importa: qualidade de serviços e um ótimo atendimento”, explica Roberto Ribeiro da Cruz.

Para o Diretor Executivo da Controllab, Vinicius Biasoli, a consolidação dessa parceria promove a qualidade e sustentabilidade do setor laboratorial, agregando valor a todos os envolvidos, especialmente aos laboratórios. Biasoli destaca, entre alguns valores, a “colaboração com os processos laboratoriais para a acreditação PALC e ISO 15189, a promoção dos indicadores no LIS e a contribuição para padronizar os indicadores junto ao grupo de discussão”. Além disso, o executivo cita a otimização na coleta de dados e maior agilidade na entrega de feedback para decisões estratégicas aos participantes do Programa de Indicadores e Benchmarking Laboratorial.