Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

Programa de inclusão do Hospital Moinhos de Vento vence Top Ser Humano

Case vencedor destacou a participação de pessoas com deficiência na equipe da instituição

O Hospital Moinhos de Vento foi premiado na categoria Organização do prêmio Top Ser Humano 2018, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos –Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). A premiação foi criada há 25 anos para reconhecer iniciativas que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento de pessoas e empresas.

O Hospital concorreu com o case “A diversidade que soma! A inclusão fortalecendo o propósito do Hospital Moinhos de Vento”. A instituição reúne um histórico de ações bem-sucedidas na área. Atualmente, são desenvolvidos o Programa de Inclusão das Pessoas com Deficiência e o Programa de Aprendizagem.

Além disso, a instituição estimula a participação feminina na gestão. As mulheres ocupam a maioria dos cargos de liderança no Hospital Moinhos de Vento – 54,09%. Dos 90 gestores atuais, 49 são mulheres e, destas, 38% ascenderam a cargos de liderança por aproveitamento interno.

As práticas consolidam o Moinhos de Vento como uma instituição inclusiva. A inclusão traz benefício não apenas interno, mas para toda a sociedade, porque possibilita às pessoas exercerem a sua cidadania. Com a missão de “Cuidar de Vidas”, o Hospital entende que para isso se concretizar é necessária a participação de todos, com suas habilidades, competências e diferenças.

Há 7 anos, foi criado no Hospital o Comitê de Inclusão da Pessoa com Deficiência, composto por uma equipe multidisciplinar. O grupo é responsável por realizar diferentes ações, entre as quais se destacam o acolhimento inicial dos colaboradores com deficiência, bem como o acompanhamento contínuo nas áreas em que atuam, adaptação aos postos de trabalho e sensibilização de gestores e colegas. Também é oferecida a capacitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para quem atua no atendimento ou tem colegas surdos no setor. No último triênio, 105 pessoas foram capacitadas.

A premiação será no dia 3 de outubro no Grêmio Náutico União.