Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Valdir Ventura mostra como sua gestão definiu as inaugurações do Grupo São Cristovão Saúde em tempo de pandemia

Valdir Ventura mostra como sua gestão definiu as inaugurações do Grupo São Cristovão Saúde em tempo de pandemia

Diante de tantos investimentos em melhorias e expansões, o Grupo São Cristóvão Saúde (GSCS) vem colecionando prêmios e homenagens pelo mercado nos últimos anos. Pela revista Healthcare Management, por exemplo, o Grupo conquistou o Excelência da Saúde 2019 na categoria Qualidade e Segurança. Além disso, o CEO Engº Valdir Ventura também já despontou entre os “100 Mais Influentes da Saúde”, realizado pela mesma publicação.

O reconhecimento à sua gestão e liderança se apoia em números diante do crescimento da Instituição. “O Grupo São Cristóvão Saúdesegue com a expansão de sua rede própria, inaugurando avançados centros ambulatoriais, adquirindo novos equipamentos de última geração, modernizando cada vez mais o Hospital e Maternidade São Cristóvão, além de aumentar a capacidade de leitos disponíveis”, afirma Valdir Ventura.

Em dezembro de 2018, foi inaugurado o Centro de Atenção Integral à Saúde – o CAIS. Com 4.000m², esta unidade estabeleceu um novo conceito de prevenção, reabilitação e promoção à saúde aos idosos e crianças, onde a tecnologia e humanização se aliam para proporcionar melhor qualidade de vida.

“Inauguramos ainda a Unidade de TMO, o Transplante de Medula Óssea, o que nos elencou a Hospital Quaternário, considerando o nível de atenção à saúde”, explica Ventura.

Em seguida, o Grupo investiu na ampliação do Posto de Enfermagem da Maternidade do Hospital São Cristóvão, com espaço exclusivo para o teste do pezinho e total segurança para o bebê. “Criamos também um novo estilo arquitetônico de apartamentos, estabelecendo um padrão São Cristóvão Saúde a ser seguido para os novos apartamentos que virão.”

O calendário de investimentos e inagurações não pararam por aí. “Abrimos a porta do novo e completíssimo Centro Cardiológico, situado nas dependências do Centro Ambulatorial Américo Ventura I, o CAAV I”, pontua o CEO do Grupo São Cristóvão Saúde.

Em setembro de 2019, foi a vez de contemplar o novo Centro Laboratorial Américo Ventura – o CLAV. “Esse centro foi fruto da feliz parceria com o Grupo Dasa.”

Ainda haveria muitas inaugurações para encerrar 2019. Dentre elas: o Centro Ambulatorial Américo Ventura Unidade V – em Itaquera, a primeira unidade do Grupofora da região da Mooca; o Centro Ambulatorial Américo Ventura Unidade VI – o Centro Oftalmológico – unidade que posiciona o Grupo como mais um polo de referência na área clínica e cirúrgica da Oftalmologia.

“Para encerrar o ano, exatamente em 12 de dezembro de 2019, data do aniversário da Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, inauguramos o Centro Ambulatorial Américo Ventura unidade VII – o nosso Centro Ortopédico”, lembra Ventura.

E mesmo em um ano de pandemia, o Grupo São Cristóvão Saúde não parou com seus investimentos. Em agosto deste ano, foi inaugurado o CEGAV – Centro Endogástrico Américo Ventura, responsável pelos procedimentos de Colonoscopia e Endoscopia Digestiva para os nossos beneficiários.

Ventura explica que todas as ações e planejamento sempre respeitam o budget já definido no ano anterior. “A verticalização dos serviços de saúde é uma importante ferramenta para o alcance de nossas metas, pois traz a redução dos custos assistenciais agregada ao acolhimento e à humanização que queremos proporcionar ao nosso paciente.”

Os planos para os próximos anos são os melhores segundo o CEO do Grupo. Investir na conquista de novos mercados, ampliar a carteira de beneficiários, implantar novos mecanismos de regulação e controle das práticas assistenciais são algumas ações no radar de sua gestão. “Também vamos inaugurar novos centros ambulatoriais e de pronto atendimento e aperfeiçoar cada vez mais os processos institucionais,uma vez que temos a Acreditação Qmemtum Diamond”, ressalta.

Ainda sobre acreditações, Ventura ressalta que tais selos trouxeram maturidade na gestão, e, assim, foi possível obter uma estrutura clara, com organização dos interesses, monitoramentos efetivos e incentivos de crescimento.

Investir na melhor infraestrutura

Valdir Ventura, CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, considera que investir em infraestrutura é “acima de tudo, garantir sempre a melhor assistência à saúde aos nossos 145 mil beneficiários.”

O Grupo tem uma rede própria de oito ambulatórios, além de outros 400 locais para atendimento. O principal ambulatório próprio dispõe de 35 especialidades médicas, com média de 237 mil atendimentos ao ano. Além disso, o Hospital aumentou a capacidade de internação passando de 171 para 275 leitos.

Como estratégia para a melhor gestão da qualidade do atendimento, foram descentralizadas algumas dessas especialidades para outros ambulatórios do Grupo. “Temos sete (e a caminho do oitavo) ambulatórios médicos modernos e altamente especializados, sendo que dois deles estão instalados em um grande shopping da Mooca, proporcionando todo conforto e comodidade aos nossos beneficiários.”

Pensando também que os beneficiários estão vivendo mais e melhor, o Grupo lançou o produto Viva Melhor, voltado para o público da melhor idade. Para esse público também tem o CAIS-Centro de Atenção Integral à Saúde, com uma estrutura moderna e equipada, e com especialistas em saúde preventiva para desenvolver e colocar em prática as ações de promoção, reabilitação e prevenção à saúde.

“Além disso, estamos investindo no conceito “Built to suit”, buscando investidores como parceiros para que estes construam em suas áreas físicas os serviços que desejamos”.

Orgulho de ser sustentável

Ventura diz com orgulho o prêmio que o Grupo São Cristóvão Saúde traz em sua história: o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes. A Instituição reconhece o Grupo há anos pelas suas ações de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, sistemas de iluminação com controle de energia, sanitários conectados ao sistema de água de reuso, sistemas de climatização mais eficientes com menos consumo, dentre outras ações. “Todos os conceitos de segurança e sustentabilidade em saúde há muito fazem parte de nossa cultura organizacional.”

Próximo Post

HCM | Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com