Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Trabalho da DVG Sical com Bloco CCA é destaque na obra do Hospital Mater Dei Salvador

Fundada pelo casal de médicos José e Norma Salvador Silva, a Rede Mater Dei está baseada na região metropolitana de Belo Horizonte há 41 anos, e conta com três hospitais: as unidades Santo Agostinho, Contorno e Betim-Contagem.

No segundo semestre de 2022, a Rede ultrapassará as barreiras estaduais e passará a atender o público baiano com a inauguração do Hospital Mater Dei Salvador.

Com 73 mil m² unindo Hospital e Centro Médico, a nova unidade tem o objetivo de ser um centro hospitalar geral para atendimento às diversas especialidades médicas, assim como as unidades mineiras.

Trabalho da DVG Sical com Bloco CCA é destaque na obra do Hospital Mater Dei Salvador 1
Mater Dei Salvador

Dentre inúmeros fornecedores e prestadores de serviço para a construção do novo hospital destaca-se a DVG Sical, fabricante de Blocos de Concreto Celular Autoclavado (BCCA), que também já atuou nas outras unidades da Rede Mater Dei.

Segundo Eder Campos, diretor da DVG Sical, a obra em Salvador é uma vitrine para a região, demonstrando uma solução que atende a todas as normas técnicas, gerando economias em todas as etapas desde a fundação até o acabamento.

“Desta forma é possível verificar a aplicação de um sistema inteligente de concreto para alvenarias e lajes, uma tendência atual.”

Para o novo Hospital, a DVG Sical entregou cerca de 300 m³ de blocos para a obra. De acordo com Campos, o transporte desses materiais entre estados não foi problema. “Ajustamos a logística para atendê-los quanto aos prazos de carga e descarga para que a obra fosse abastecida sem grandes interrupções.”

Por dentro do bloco CCA

Os Blocos de Concreto Celular Autoclavado existem no Brasil há mais de 60 anos. A tecnologia foi desenvolvida no final do século XIX e aprimorada ao longo dos anos sendo um produto essencial para reconstrução das cidades afetadas pela 2ª Guerra mundial.

A sua utilização tornou-se estratégica nos últimos anos, por causa das normas técnicas brasileiras que trouxeram requisitos baseados nas exigências dos usuários, principalmente, relacionados ao conforto térmico, acústico e à segurança quanto proteção ao fogo.

Trabalho da DVG Sical com Bloco CCA é destaque na obra do Hospital Mater Dei Salvador 2
Bloco CCA DVG Sical

Segundo Eder Campos, com os sistemas de alvenaria de vedação compostos com os BCCA, por exemplo, é possível diminuir as espessuras das paredes e atender em todos os níveis de desempenho de acordo com a NBR 15.575:2013, de forma mais econômica e produtiva.

O diretor da fábrica, instalada em Belo Horizonte e com produção média mensal entre 10 mil e 12 mil m³ de BCCA, lembra que “na China e vários países da Europa, por exemplo, os blocos cerâmicos não são mais utilizados nas alvenarias, principalmente por questões ambientais. O uso do BCCA é sustentabilidade, inovação e tecnologia.”

A DVG Sical produz um produto que é conhecido mundialmente como “Green Block ”, assim a preocupação sempre foi buscar cumprir condicionantes voltadas a sustentabilidade ambiental, econômica e social. Hoje reaproveita-se 100% dos resíduos gerados e respeita os padrões exigidos quanto a emissões.

Se tratando de Inovações, a DVG Sical possui um laboratório equipado para controles de qualidade e pesquisa e desenvolvimento, com parcerias com institutos de pesquisa e incentivos federais.

“Buscamos crescimento sustentável e a admiração de nossos parceiros e clientes”, explica Campos.

Esta matéria e outras você confere na edição 35 da Revista HealthARQ.

Próximo Post

HCM | Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com