Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Telemedicina é essencial: rotina se alterou e o atendimento à distância é uma realidade

Uma nova ordem se consolida globalmente devido à mudança dos padrões de vida e das possibilidades criadas pela tecnologia. A prática da telemedicina foi um desafio que transpôs barreiras e levou o atendimento médico a quem não tinha acesso. Regulada em caráter temporário pelo Ministério da Saúde em função da pandemia instalada, a telemedicina levou os médicos e profissionais da saúde para os lares de todos os cantos do país.

Acesso nas telecomunicações é sinônimo de Internet. E esse é o princípio que dá à população o acesso aos cuidados pela tela dos smartphones ou computadores. Entre um conceito e outro, há obstáculos como garantir integridade, segurança e sigilo de informações para a prática da telemedicina. Por isso, é fundamental que haja uma plataforma unificada de componentes integrados que permite capturar, compartilhar, entender e agir sobre todos os dados necessários para suportar as demandas atuais e futuras nos cuidados à saúde.

A plataforma HealthShare, da InterSystems, tem componentes para lidar com a mais ampla gama de requisitos para construção de um Repositório Clínico Unificado. “Isso faz com que instituições de saúde disponham de um Registro Eletrônico de Saúde (RES), um portal de engajamento do paciente com acesso à sua história clínica completa e insights, alertas de riscos e indicadores de gestão de saúde populacional”, explica Gladyston Sathler, HealthCare Architectda InterSystems no Brasil.

Telemedicina é essencial: rotina se alterou e o atendimento à distância é uma realidade 1

Não são somente os profissionais de saúde que têm esses recursos. Com um aplicativo, o paciente pode requisitar atendimento por meio do portal do HealthShare Personal Community, uma plataforma de engajamento do paciente que também dá acesso ao seu histórico clínico completo com notificações de cuidados específicos. A plataforma de interoperabilidade InterSystems HealthShare Health Connect se encarrega de todas as comunicações entre sistemas, o que garante a governança estratégica para operação da instituição suportando transações de alto volume, gerenciamento de processos, monitoramento e rastreabilidade de transações de alta criticidade.

No aplicativo, os profissionais têm à disposição a sessão de Telessaúde para acessar o Registro Eletrônico de Saúde do paciente (RES) pelo HealthShare Unified Care Record e revisar o histórico clínico do paciente. Em uma só plataforma são agregados dados de várias fontes, sistemas e aplicações de saúde. Como resultado, há um repositório clínico unificado.Acreditamos que a telemedicina já traz benefícios notórios e essenciais em meio à pandemia, rompendo barreiras; apesar de a regulação da telemedicina valer apenas durante a pandemia do coronavírus, a prática deverá ser permanente”, acredita Gladyston Sathler.

Esta matéria e outras você confere na edição 74 da Revista Healthcare Management.

Próximo Post

HCM | Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com