Clicky

Retrofit da Arpol no Hospital Albert Einstein proporciona maior eficiência energética

Retrofit da Arpol no Hospital Albert Einstein proporciona maior eficiência energética

 

A Arpol, empresa especializada em retrofit, instalação, manutenção e consultoria para sistemas de condicionamento de ar, ventilação e refrigeração, vem atuando no Hospital Albert Einstein desde 2012, desempenhando um trabalho minucioso e diferenciado.

A empresa foi escolhida pelo fabricante LG e aprovada pela instituição para realizar um retrofit das unidades condensadoras que, anteriormente, possuía matriz energética elétrica. O trabalho durou cerca de 18 meses e fez com que as atuais unidades da LG modelos Multi-V GHP Super 3 fossem alimentadas por GHP (gas heat pump) da Comgás, uma solução de alta eficiência energética e baixo impacto ambiental. Os números comprovam a eficiência da nova solução, que oferece uma redução de 68% no custo operacional do ar condicionado.

Retrofit da Arpol no Hospital Albert Einstein proporciona maior eficiência energética 1

Segundo o diretor técnico da Arpol, Arthur N. Freitas, o grande desafio deste projeto foi substituir o sistema de ar condicionado em sua totalidade, sem que nenhuma atividade do Hospital fosse interrompida ou afetada.

Ainda de acordo com o técnico, a peculiaridade do trabalho no Albert Einstein foi compatibilizar unidades condensadoras de última geração com evaporadoras de mais de dez anos de uso.

Tudo isso visando obter como resultado final um rendimento superior ao sistema anterior instalado e uma confiabilidade operacional garantida.

O case no Albert Einstein é orgulho para a equipe da Arpol.

“Trata-se de um trabalho de retrofit diferenciado, uma vez que mesclamos equipamentos de gerações distintas com 1 década de disparidade”, ressalta Freitas.

 

O case do Hospital Albert Einstein não é o único trabalho da Arpol no setor da Saúde. As atividades da empresa abrangem desde indústrias farmacêuticas à instalação completa em Hospitais, como no Hospital Santa Catarina (SP).

Hoje, o nicho Saúde representa 20% do business da Arpol. Dentre as empresas que estão em seu portfólio destacam-se Grupo Fleury, EMS, Hospital do Servidor Público de São Paulo, Rede D´Or, AMA e UBS do município de São Paulo e Prevent Senior.

“Possuímos expertise técnica e relacional para entregarmos as necessidades de um hospital, seguindo rigorosamente o alto nível de exigências técnicas e os prazos exíguos de execução”, afirma Freitas.

O novo normal requer mais tecnologia

Com a pandemia da Covid-19, os sistemas e protocolos de prevenção para evitar a contaminação por microorganismos que se propagam pelo ar vem se tornando cada vez mais relevante.

Diante disso, a Arpol está readequando os sistemas de tomada de ar externo, reduzindo significativamente o grau de contágio nos sistemas de climatização. Além disso, também estão sendo incorporadas tecnologias como lâmpadas UV, que também contribuem na contenção de contágio de doenças respiratórias.

“Diante da visibilidade dos sistemas de climatização neste novo normal, acreditamos que a Arpol, que traz técnicas diferenciadas, ganhará ainda mais expressividade no mercado brasileiro”, afirma Freitas.

 

Essa matéria foi publicada na edição 34 da Revista HealthARQ. Clique aqui para acessar essa e outras reportagens exclusivas!

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

HCM | Edição 74

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com