Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Otimização de custos no Hospital Unimed Piracicaba, acreditado Nível III pela ONA

O Hospital Unimed Piracicaba conquistou, em 2017, o selo máximo de excelência nível III da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento comprova a cultura organizacional, a maturidade da gestão e os resultados da instituição, além do foco na segurança do paciente e na alta resolutividade médica.

Segundo o presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef, os impactos trazidos por esta acreditação permeiam todas as áreas da cooperativa. “Ao capacitar, desenvolver as pessoas, melhorar os processos assistenciais e a qualidade da assistência, todos os fluxos se tornam mais seguros”.

Outro efeito da conquista do selo máximo da ONA diz respeito às questões financeiras da cooperativa. Joussef explica que, ao analisar dados e tornar os processos mais enxutos, foi possível observar otimização de pessoas, tempo e oportunidades de economia de recursos, melhorando, por exemplo, o giro de estoque, além da diminuição de perdas farmacêuticas.

O gestor pontua

Otimização de custos no Hospital Unimed Piracicaba, acreditado Nível III pela ONA 2

também que, com esse reconhecimento, a assistência da instituição passou a ser não apenas executada pelo comando médico, mas sim por toda a equipe multiprofissional. “Com a acreditação hospitalar, o processo de assistência passa a ser realizado de forma holística, o que resulta, em muitas vezes, na menor
permanência no ambiente hospitalar, impactando, novamente, em resultados econômicos”.

Além das questões de qualidade e otimização de custos, a acreditação potencializou o nível de transparência da Unimed Piracicaba. O presidente da cooperativa explica que, além da realização de análises multidisciplinares de indicadores, todos os processos passaram a ser mapeados e divulgados. “O planejamento estratégico passou a ser construído por todos os níveis da organização, desde o mais simples até o mais complexo, resultando transparência na gestão”, complementa.

Para Joussef, o selo de acreditação hospitalar é uma forma de atestar que os processos do hospital estão definidos e mapeados. “A partir do momento em que podemos olhar para nossos processos, percebemos as suas necessidades de melhorias, como a padronização das rotinas, implementação de condutas e protocolos, acordos de serviços, identificação de riscos ou gatilhos, planos de contingências e controles”.

O gestor ressalta ainda outro valor que o selo agrega a Unimed Piracicaba, sendo a capacitação e o desenvolvimento de todos os colaboradores. “Uma Instituição selada consiste em profissionais galgando ao desenvolvimento, estudo e
atualizações constantes, além de terem domínio das legislações, as quais preconizam seu trabalho”.

Olhar sistêmico
“O selo de acreditação não é apenas um “troféu” e, sim, um certificado que a organização foi analisada e desenvolvida desde seus níveis mais operacionais até a alta direção”, argumenta Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba. De acordo com o executivo, a acreditação permite à instituição uma melhora de gestão, a qual influencia diretamente na qualidade do atendimento hospitalar e, consequentemente, melhor resultado em todos os seus aspectos.

Para acreditar um hospital, Joussef enfatiza que é necessário ter um olhar sistêmico sobre a organização e ao ambiente na qual está inserida e, também, sobre suas partes interessadas, seus stakeholders.

“Os maiores desafios da acreditação estão relacionados a aceitação de algumas pessoas que não condizem com a percepção da necessidade de mudança”, pontua Joussef sobre os entraves da jornada de qualidade. “Ao desenvolver um trabalho de acreditação, estamos falando de coaching para todos os profissionais”.

Nesse sentido, o presidente da Unimed Piracicaba ressalta a importância de toda a organização se sensibilizar com a cultura de qualidade. “As pessoas são peças fundamentais para a conquista do processo de acreditação. Os líderes são pessoas chaves, que permitem um ambiente favorável a este processo.

A fim de manter as conquistas obtidas com a acreditação, Joussef revela que a estratégia traçada pela Unimed Piracicaba tem como foco conservar as metodologias e ferramentas aplicadas. “É necessário dar continuidade à cultura implementada, não apenas na pré-auditoria, mas no dia a dia. É preciso ter a metodologia de auditoria das partes instaladas na instituição, pois as inovações adotadas devem ser averiguadas periodicamente, pois a qualidade é um processo sem fim”.

Raio x
Número de colaboradores: 1635;
Média de atendimentos realizados por mês: 1.600 internações e 16.000 Prontos atendimentos;
Número de unidades: 1;
Especialidades atendidas: todas.

Esta matéria foi publicada na 53ª Revista HealthCare Management.

Próximo Post

HCM | Edição 84


Edição 84 - Revista Healthcare Management


Edição 84 - Revista Healthcare Management


Edição 84 - Revista Healthcare Management


Edição 84 - Revista Healthcare Management


Edição 84 - Revista Healthcare Management


Edição 84 - Revista Healthcare Management


Edição 84 - Revista Healthcare Management


Edição 84 - Revista Healthcare Management


Edição 84 - Revista Healthcare Management


Edição 84 - Revista Healthcare Management


Edição 84 - Revista Healthcare Management

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com