Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Opuspac em ‘Liderança na Saúde’: a revolução no processo de unitarização

Victor Basso, diretor da Opuspac, compartilha trajetória da empresa e papel do Brasil

A Opuspac pode ser definida como “uma empresa de engenheiros que tiveram que aprender a vender”, segundo o diretor da empresa, Victor Basso.

“Passamos por dificuldades no início, pois dedicamos dois anos desenvolvendo tecnologia e o dinheiro acabou.”

A partir disso, os sócios Moisés Curvelo e Victor Basso passaram por um momento difícil. Foi preciso vender suas casas para continuar investindo na Opuspac.

“Nunca pedimos um cheque especial a nenhum banco, fizemos tudo com nossas próprias mãos. Empreendedor tem que ter coragem, mas a história da Opuspac não é de milagres, mas de trabalho, compromissos, sacrifícios e superação”, relata Basso.

Ao analisar toda a trajetória da Opuspac, o diretor da empresa enaltece a expansão física. “Tínhamos uma planta própria de 175 m², mas compramos um terreno próximo e o espaço aumentou em 300%. Dois anos depois, mudamos de prédio e aumentamos nosso espaço em 350%, o que também ficou pequeno demais.”

Para resolver o problema, Basso compartilha que uma nova expansão está a caminho. “Começamos a montar uma planta que, na etapa final, terá quatro vezes o tamanho da atual, com cerca 10 mil m².”

Foco no Valor

Além de oferecer soluções voltadas à segurança do paciente, a Opuspac entrega ao cliente um ponto importante: valor agregado.

“Você pode vender, entregar o produto e receber uma compensação, mas isso não é trabalhar com valor agregado. Para isso, você tem que entregar ao cliente algo que não está no contrato.”

Dessa forma, a Opuspac divide suas estratégias em quatro pilares: satisfação do cliente, planejamento a médio prazo, não ter dívidas e ter uma dinâmica que permita seguir a onda de crescimento.

“Por outra parte, não temos apenas dentro de uma empresa de dois sócios, mas uma instituição em formação. A diferença é que temos regras que todos cumprem, inclusive diretores. Não é uma cultura baseada em poder, mas com base em regras justas e dinâmica bem horizontal.”

O diretor da Opuspac sente-se agradecido por tudo o que conquistou no Brasil. “Quando cheguei aqui, em 2001, eu não tinha dinheiro, então tudo o que consegui foi graças ao Brasil e a 20 anos de muito trabalho.”

E completa: “Estamos revolucionando o processo de unitarização no Brasil e pretendemos fazer o mesmo com a logística de medicamentos e materiais dentro do hospital.”

Confira a entrevista completa de Victor Basso, diretor da Opuspac, para a Healthcare Management:

Leia mais:

Próximo Post

HCM | Edição 85

HealthARQ - Edição 38 - Bia Gadia

HealthARQ - Edição 38 - Lauro Miquelin

HealthARQ - Edição 38 - Daniel Mendez

Health-IT Prêmio '22

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com