Clicky

“O Brasil é um país-chave para o segmento de Saúde da Sodexo”, afirma a nova CEO, Andreia Dutra

Andreia Dutra aponta as expectativas mercadológicas, os desafios e os investimentos tecnológicos da Sodexo no Brasil

Frente à velocidade das transformações e a busca constante por eficiência gerencial, performance e engajamento, os edifícios e os serviços hospitalares tornaram-se mais inteligentes e tecnológicos. Com isso, a manutenção e o gerenciamento eficaz de serviços e instalações tornaram-se mais relevantes em ambientes hospitalares.

É neste cenário que a gestão de facilities se faz presente. De acordo com os dados da ABRAFAC, em parceria com a GlobalFM e conduzida pela Frost & Sullivan em 2019, o segmento movimenta mais de R$ 60 bilhões no Brasil.

No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, o segmento precisou se adaptar de forma muito rápida e inesperada, para fornecer uma infraestrutura de negócios diferente e manter as atividades nos ambientes de Saúde.

“O aumento da expectativa e a busca por qualidade de vida vêm gerando um aumento constante na utilização dos serviços de saúde e uma pressão positiva por maior qualidade”, explica Andreia Dutra, CEO da saúde e educação da Sodexo On-site Brasil.

Análise de mercado

“O Brasil é um país-chave para o segmento de Saúde da Sodexo”. Segundo Andreia, as projeções econômicas e sociais indicam que o mercado da saúde do país são um dos que mais vão crescer, se modernizar e expandir sua relevância no dia-a-dia da população.

“O aumento da expectativa e a busca por qualidade de vida vêm gerando um aumento constante na utilização dos serviços de saúde e uma pressão positiva por maior qualidade.”

Além disso, Andreia explica que o mercado da Saúde está vivenciando um movimento de forte consolidação, com empresas nacionais e estrangeiras executando estratégias de fusões e aquisições.

“Esses fatores exigem que a cadeia de serviços à saúde seja cada vez mais eficiente e técnica, porém sem perder o toque humano, que é o grande diferencial no tratamento de qualquer pessoa.”

“Estamos modernizando nossa estrutura de atendimento para estar cada vez mais perto dos clientes. Além disso, aproveitamos nossa presença global em hospitais ao redor do mundo, para entregarmos a solução mais adequada, que una tecnologia, método e humanidade, para que as instituições a quem assistimos cuidem cada vez melhor de cada paciente atendido.”

Desafios no setor

Nos últimos anos, Andreia afirma que o maior desafio tem sido identificar as principais necessidades vividas diariamente pelos clientes e, assim, poder desenvolver soluções que apoiem suas demandas com excelência.

A CEO também explica que o setor, a transformação digital e a maior especialização do mercado exigem cada vez mais das empresas inovações imediatas. “Essa necessidade faz com que nós busquemos soluções que entregassem segurança, eficiência e a melhor experiência para pacientes, médicos, enfermeiros e demais pessoas conectadas aos cuidados com a saúde.”

Saúde mental em pauta

“Assim como as empresas, nós fomos impactados com a pandemia do novo coronavírus. Mas, desde o início da crise, nossa maior prioridade continuou com a saúde e segurança de nossas pessoas e todos a quem servimos.”

Para isso, a Sodexo focou em uma comunicação transparente com diálogo aberto e honesto, além de atuar por meio de campanhas e iniciativas internas sobre diversos temas importantes, entre eles o de saúde mental.

“Implementamos o MomentoIN, uma sessão periódica para falar sobre cuidados com a mentalidade dos colaboradores, trazendo temas que estão fazendo parte do dia a dia de todos, implementando políticas de flexibilização de trabalho. Toda liderança atuou próxima aos seus times visando trazer tranquilidade e respaldo às pessoas.”

Outro programa que Andreia destaca é o Apoio Pass, um serviço de apoio, disponível a todos os nossos colaboradores, relacionado a questões gerais como orientação financeira, jurídica e psicológica. “Estamos cientes sobre a importância da saúde mental nos dias de hoje.”

Valor em foco

Para ampliar ações em uma Saúde baseada em Valor, Andreia explica que a Sodexo tem buscado entender ainda mais as necessidades de cada cliente e, desta forma, ofertar soluções efetivas por meio de uma gama diversificada de serviços. “Estamos cada vez mais intensificando nossa escuta ativa e trazendo o cliente e o consumidor para o centro de nossas decisões.”

Dentre essas soluções, a CEO ressalta que a Sodexo está desenvolvendo plataformas que aliam eficiência com o cuidado com o meio ambiente, como o Evolution, um serviço de alimentação amparado no conceito de cozinha inteligente.

“Ele consiste na reestruturação de processos e agrega vantagens no preparo das refeições, padronização da linha de montagem e carros de distribuição quente e frio, que geram maior produtividade nas entregas das refeições e satisfação dos pacientes.”

 

Além disso, Andreia explica que a Sodexo reuniu, ao longo dos anos, esforços para trazer expertise global da empresa para os clientes no Brasil.

“Com esse maior conhecimento de outros países, nossos serviços tornaram-se mais especializados, como por exemplo, evoluímos nossa oferta de higienização, oferecendo um serviço completo de controle ambiental de infecção hospitalar de alta eficácia, o Protecta.”

 

Andreia também ressalta que com o programa foi possível atuar juntamente com os hospitais para diminuir de maneira efetiva os riscos das Infecções Relacionadas à assistência à Saúde (IRAS).

Missão tecnológica

Andreia ressalta que a empresa global já investe em uma cultura de inovação há mais de três décadas. “No Brasil, acompanhamos essa transformação a partir da implementação tecnológica nos mais variados serviços, desenvolvendo novos canais e soluções inovadoras, que acompanham as mudanças digitais com foco nas necessidades dos públicos com quem nos relacionamos.“

Dentre as soluções tecnológicas desenvolvidas está a SoHealth, uma plataforma dedicada à gestão dos serviços de alimentação, higienização de leitos e transporte de pacientes.

“Ele se integra facilmente aos principais sistemas de gestão hospitalar, e permite uma visão integrada de toda a cadeia de serviços, com relatórios em tempo real, dashboards e uma vasta gama de dados para melhorar a nossa tomada de decisão no dia a dia.”

 

Além disso, a CEO explica que a Sodexo conta com inovação aberta e contínua por meio do Sodexo Accelerator, que desde o início do programa, em outubro de 2019, já acelerou sete startups e consolidou seis parcerias. “Isso nos proporcionou sermos eleitos uma das empresas brasileiras que mais investiram em inovação por meio de parcerias com startups, segundo ranking da Open Startups 2020.”

Próximo Post

HCM | Edição 76

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com