Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Novo Hospital Universitário do Ceará será construído por consórcio formado pela Engeform, Passarelli e Temon

Com mais de 650 leitos, Hospital Universitário do Ceará deve ficar pronto em 2023

O Hospital Universitário do Ceará (HUCE), localizado no campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), é o mais novo investimento do governo estadual na saúde.

A instituição funcionará como nova sede para o Hospital César Cals, totalizando 654 leitos, sendo 184 de UTI e 470 de internação geral.

O empreendimento contará ainda com leitos de apoio e observação nas alas de urgência e emergência, centro cirúrgico e obstétrico.

Além de somar esforços para a rede de atendimento médico-hospitalar, dando suporte a outros hospitais da região metropolitana de Fortaleza (RMF) e hospitais regionais do estado, o HUCE também contribuirá para a formação acadêmica de alunos da área da saúde na UECE.

Projeto em prática

Para realizar a construção do Hospital Universitário do Ceará (HUC), a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) contou com a expertise das empresas Engeform, Passarelli e Temon, que se uniram para formar o Consórcio Saúde Ceará.

“A união da Engeform, Passarelli e Temon resultou em um consórcio com amplo conhecimento em construções para a saúde, sobretudo para a parte de instalações, fundamental para um projeto de grande porte como este. Com isso, conseguimos apresentar a melhor proposta para a conquista da obra”, afirma o gestor de Negócio representando o Consórcio Saúde Ceará, André Colino.

Por meio do Regime Diferenciado de Contratação integrado (RDCi), o Consócio iniciou as obras em janeiro de 2021, pelo Bloco C (Torre materno-infantil), considerando esta como a primeira fase do projeto.

“A segunda parte contemplará o Bloco B (Torre Cirúrgica), seguida pelo Bloco A (Torre Clínica). Por fim, serão realizadas as interligações (urgências, emergências e UTI), totalizando as quatro fases do projeto”, complementa Colino.

Atualmente, mais de 150 trabalhadores atuam na construção do complexo hospitalar, que ocupará uma área de 79,5 mil m² dentro da UECE.

No local, será erguido um edifício principal com três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil) e seis pavimentos integrados a ambientes distintos, abrigando enfermarias pediátricas e adultas, ambulatórios, área de exames e laboratórios, consultórios médicos e odontológicos, entre outros.

Por conta da complexidade do projeto, o Consórcio tem se dedicado para realizar as entregas dentro do prazo e com a máxima qualidade.

“O relógio é nosso principal desafio. No entanto, unindo a expertise das três empresas, traçamos um planejamento bastante detalhado e preciso”, afirma Colino.

Além disso, o Consórcio investiu em soluções inovadoras para proporcionar não só um projeto de qualidade, mas também com redução de custos e otimização de prazos.

Uma destas alternativas é a substituição da estrutura moldada in loco por estrutura pré-moldada, sendo parte dela produzida no próprio canteiro.

Outra estratégia para acelerar a entrega da obra foi a utilização da metodologia lean construction, focada em processos otimizados, enxutos, eficientes e com redução de riscos e desperdícios.

“Faremos um hospital de alta complexidade com o que há de melhor em termos de tecnologia e modelo construtivo, focando em proporcionar mais um centro de saúde de ponta, com máxima infraestrutura,” explica André Colino.

Ao todo, o Governo do Ceará investirá R$ 274.741.427,37 em obras e serviços de engenharia e arquitetura, montagem dos sistemas envolvidos e comissionamento das edificações.

Esta e outras matéria exclusivas você confere na edição 35 da Revista HealthARQ.

Próximo Post

HCM | Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com