Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

No Congresso Nacional, SBIS defende as plataformas de acesso à Telemedicina

A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS continua no desafio de promover a Saúde Digital no país. O presidente Luis Gustavo Kiatake esteve no Congresso Nacional nesta semana a convite do Deputado Odorico Monteiro. O executivo dialogou com o Deputado Hiran Gonçalves, relator do PL de Telemedicina na Comissão de Seguridade Social e Família, destacando a importância da qualidade e segurança dos sistemas e aplicativos que são utilizados para a prestação de serviços de telemedicina.

Além disso, Kiatake ressaltou a proteção das plataformas, tanto dos profissionais de saúde quando dos pacientes e sobre as questões de privacidade preconizados pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD quando da segurança clínica da assistência, o que já é detalhadamente descrito em mais de 450 requisitos no manual de certificação da SBIS.

A questão da utilização dessa modalidade pelos planos de saúde é uma preocupação dos profissionais, trazendo à tona a tendência e dificuldades na mudança da forma de remuneração, de pagamento por procedimentos para pagamento por desempenho. Este assunto deverá ser discutido em uma audiência pública programada para o dia 1o de julho, e a telemedicina no dia 8.

A SBIS também participou da audiência pública sobre Rastreamento por Contado, presidida pelo Deputado Odorico Monteiro, que contou com a participação de membros do Ministério da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação, e pesquisadores da Fiocruz e do estado do Pernambuco, trazendo os casos e experiências desenvolvidas na ilha de Fernando de Noronha (PE) e na Comunidade da Maré (RJ), e que destacou a importância do processo de testagem e monitoramento para a retomada da economia e preservação de vidas.

A SBIS entende que o efetivo uso da Saúde Digital no país passa por termos uma legislação que promova a segurança jurídica e a expansão nacional, de forma a caminharmos para a sustentabilidade do setor e aumentarmos o acesso, a qualidade da assistência e a promoção da saúde a todos os brasileiros e os estrangeiros em nosso solo.

Próximo Post

HCM | Edição 78

HCM | Edição 77

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com