Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

“Minha missão na Viveo é ser o guardião da cultura”, afirma o CEO da empresa

Leonardo Byrro, CEO da Viveo, fala sobre reposicionamento de marca e a importância da gestão focada em pessoas

A carreira de Leonardo Byrro é marcada por diversos segmentos, com passagens em grandes empresas, como Tarpon, Partner e BRF. Ao aceitar o convite para ser CEO da Viveo, em 2018, o executivo definiu um objetivo: “Cuidar de Cada vida”.

E foi assim que Byrro encontrou seu propósito profissional. “Me fascina poder fazer mais pelo outro. Acredito que é possível construir um mundo onde todos tenham acesso a diversas soluções de Saúde.”

Ao longo de suas duas décadas de exercício profissional, Byrro enfrentou obstáculos de gestão, como por exemplo, a diferença de portes entre empresas. “No início da minha carreira, tive que aprender a gerenciar uma companhia pequena e com poucos recursos dentro de um cenário da crise econômica de 2010. Mas com perseverança, conseguimos contornar as dificuldades.”

Outra barreira enfrentada por Byrro foi em relação a sua idade. “Passei por grandes questionamentos por ser mais jovem do que o usual. Com muita naturalidade e confiança nas minhas ações, eu consegui derrubar essas desconfianças e seguir exercendo minha liderança.”

O CEO também ressaltou o desafio de manter uma empresa financeiramente estável durante a pandemia do novo coronavírus. “Seguir com um time motivado mesmo de longe foi algo novo. Mas, eu tenho grande confiança na equipe e foi possível passar por esses dois anos sem perdas consideráveis.”

Liderança na prática

Há quatro anos na gestão da Viveo, Byrro acredita em uma lidrança pautada em pessoas. “Eu observo no mercado empresas longevas são aquelas que tiveram a capacidade de desenvolver talentos, principalmente dentro da casa. Fazer essa gestão de pessoas internamente e ter a certeza de que estão alinhadas culturalmente com seu DNA, aumenta a velocidade para obter resultados.”

Frente a este posicionamento, Byrro trabalha para garantir uma grande conexão de pessoas, independente de idade, área de atuação e origem. Dentre as ações realizadas está a definição do propósito da empresa no mercado.

“Fundamentamos, claramente, a nossos colaboradores que é preciso fomentar a ideia do coletivo acima do individual. As pessoas não entendem o porquê de levantar para trabalhar e é isso que queremos mudar. Por isso, atuamos para que nosso time entenda as metas e valores de atuação.”

Para isso, a empresa tem usufruído de diversas ferramentas de comunicação a fim de transmitir mensagens para colaboradores de forma mais ágil. “É impressionante como a tecnologia auxilia a passar a informação para tantas pessoas e que garante que ela não chegue distorcida a outra ponta, isso ajuda a manter a transparência.”

Em constante inovação

De olho no crescimento na Saúde, Byrro explica, que nos últimos anos, a Viveo reposicionou sua marca e optou por investir na aquisição de empresas e startups.

“Esse tipo de estratégia requer um alto investimento financeiro, como em infraestrutura, CAPEX, tecnologias e CDS. E, tudo isso, precisa gerar retorno. Meu desafio é gerir essas ações e garantir o retorno para a empresa.”
As aquisições constantes fazem com que Byrro trabalhe fortemente na cultura da Viveo nas outras empresas.

“Minha missão é ser o guardião da cultura, disseminando nossos valores e agregando as novas equipes à nossa visão de mercado.”

Além disso, o executivo ressalta a missão de lapidar internamente as lideranças futuras da Viveo. “Estamos crescendo cerca de 30% por ano e com isso, aumenta a necessidade de mão de obra. Por isso, precisamos preparar uma base a esses futuros líderes e que estejam alinhados com a nosso filosofia de atuação.”

Por fim, ele ressalta as ações voltadas à sustentabilidade, no qual recebeu um investimento relevante de R$ 65 milhões da empresa. “Criamos várias plataformas internas para auxiliar nesse quesito, a fim de que nossas ações estejam em consonâncias aos valores sustentáveis no mercado.”

Assista a entrevista completa com Leonardo Byrro, CEO da Viveo.

Próximo Post

HCM | Edição 85

HealthARQ - Edição 38 - Bia Gadia

HealthARQ - Edição 38 - Lauro Miquelin

HealthARQ - Edição 38 - Daniel Mendez

Health-IT Prêmio '22

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com