Marketing 5.0: tecnologia para atender as necessidades de Clientes e Pacientes das Organizações de Saúde

Em 27 de janeiro de 2021 Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o livro Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade (ainda sem título em português). No anterior “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, os autores abordaram o assunto como um desdobramento do Marketing 3.0, ou seja, nos apresentaram a abordagem como uma “ampliação do marketing centrado no ser humano para cobrir cada aspecto da jornada do cliente.”

Do promotor de “The 4 P’s of Marketing”, Marketing 5.0: Technology for Humanity é a última atualização do trabalho seminal do Dr. Philip Kotler, uma autoridade renomada em marketing internacional. Neste livro, o Dr. Kotler, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, integra os principais movimentos que os profissionais de marketing enfrentam hoje: avanços tecnológicos dramáticos, mudanças no comportamento do cliente e mudanças nos modelos de negócios aceitos.

O Marketing 5.0 descreve, em detalhes práticos e acessíveis, como essas três mudanças fundamentais nos mercados, negócios e tecnologia, exigem que as empresas superem novos e formidáveis ​​desafios à medida que se esforçam para levar seus produtos e serviços ao mercado. Os autores se concentram na idéia de “Tecnologia para a Humanidade” e na descoberta de maneiras de usar a tecnologia para atender às necessidades não materiais dos clientes.

Escrito em três partes, o livro começa com uma análise de como as mudanças geracionais criaram um novo tipo de comportamento do cliente e como superar as diferenças que dividem o público, incluindo a desigualdade econômica e conflitos políticos, para atingir efetivamente todo o seu mercado. A segunda detalha as novas direções estratégicas que estão sendo tomadas por empresas em todo o mundo e como lidar com os novos modelos de negócios que definem o ambiente moderno.

E a terceira investe na realidade do rápido desenvolvimento tecnológico em áreas como inteligência artificial, presente em sensores, realidade aumentada e virtual e a “Internet das Coisas” (ou IoT em inglês) o conceito de como a tecnologia vai interagir com as pessoas nos próximos anos.

O livro é perfeito para diretores de marketing, gerentes, líderes e funcionários em departamentos de marketing de organizações de todos os tamanhos. O Marketing 5.0 também é um recurso indispensável para qualquer pessoa envolvida em uma pequena ou média empresa que busca melhorar suas capacidades de marketing.

O “Marketing 5.0” promete revigorar o campo do marketing com recomendações acionáveis e percepções exclusivas. Se por um lado a pandemia da Covid-19 provocou transformações significativas no marketing digital, por outro reforçou a relevância do Marketing 5.0. A pandemia em algum momento será controlada. Todavia, é importante que os empreendedores tenham em mente que as mudanças provocadas pelo vírus no ambiente e no mercado se manterão, configurando o que alguns chamam de “um novo normal”.

O cenário anterior à pandemia não retornará e não se adaptar aos novos desafios significará estar ultrapassado. Desta forma é importante estar atento aos valores que sua empresa transmite nos produtos, serviços e marca. Os consumidores com certeza estarão atentos.

Neste “novo normal”, Kotler, Kartajaya e Setiawan nos explicam como os profissionais de marketing podem usar a tecnologia, em particular a inteligência artificial, para atender às necessidades dos clientes e fazer a diferença no mundo. Em uma nova era, quando os profissionais de marketing estarão diante da transformação digital dos negócios e da mudança de comportamento dos clientes, com um crescente número de pontos de venda sem a presença humana e a inteligência artificial no ambiente virtual e nos serviços, este livro abordará uma forma de integrar a evolução tecnológica e do modelo de negócios com as transformações significativas no comportamento do consumidor que ocorreram, sobretudo, na última década.

Seguindo o padrão apresentado em sua série debest-sellersMarketing X.0, os autores contemplarão os tópicos necessários para entendermos o marketing moderno, incluindo:

  1. Inteligência Artificial para automação de marketing
  2. Marketing ágil
  3. Marketing de “segmentos de um”
  4. Tecnologia contextual
  5. Tecnologias de reconhecimento facial e de voz para marketing
  6. O futuro da Experiência do Cliente (CX)
  7. Transmídia “storytelling”
  8. A entrega de serviço “Qualquer-Sempre-Onde”
  9. Modelo de negócios “Tudo é serviço”
  10. Internet das coisas eblockchainpara marketing
  11. Marketing de realidade virtual e aumentada
  12. Ativismo corporativo

Sobre o Autores

PHILIP KOTLER, PHD, é Professor Emérito de Marketing na Kellogg School of Management, onde ocupou o cargo de Professor S.C. Johnson & Son de Marketing Internacional. O Wall Street Journal o classifica como um dos seis pensadores de negócios mais influentes. Ele recebeu vários prêmios e títulos honorários de escolas em todo o mundo. Philip tem uma presença internacional incrível – seus livros foram traduzidos para mais de 25 idiomas e ele fala regularmente no circuito internacional.

HERMAWAN KARTAJAYA é o fundador e presidente executivo da MarkPlus, Inc., e é um dos “50 gurus que moldaram o futuro do marketing”, de acordo com o Chartered Institute of Marketing, Reino Unido. Hermawan também recebeu o prêmio Distinguished Global Leadership Award da Pan-Pacific Business Association da University of Nebraska-Lincoln. Ele também é o presidente do Conselho Asiático para Pequenas Empresas e co-fundador da Federação de Marketing da Ásia.

IWAN SETIAWAN é o CEO da MarkPlus, Inc., onde ele ajuda as empresas a projetar suas estratégias corporativas e de marketing. Escritor e palestrante frequente, Iwan também é o editor-chefe da Marketeers.

*artigo escrito por Marcos Barello Gallo, CEO da Multimax Healthcare Marketing.

 

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

WEBINÁRIO | Covid-19

HCM | Edição 74

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com