Levar conforto aos ambientes hospitalares tem sido a missão do empresário Hermes Lúcio Pereira há quase 30 anos

Levar conforto aos ambientes hospitalares tem sido a missão do empresário Hermes Lúcio Pereira há quase 30 anos 1Powered by Rock Convert

Quem vê Hermes Lúcio Pereira à frente da Mobiliare não imagina a trajetória que o levou à diretoria de uma das principais fornecedoras de mobiliário do setor hospitalar. Formado em direito, o empresário começou sua carreira como vendedor em uma loja de móveis. “Comecei a trabalhar em uma loja na rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, em 1986; me destaquei na função, e vi minha fama se espalhar na região” conta.

Hermes conta que, à partir disto, foi convidado a trabalhar em outra loja e, três meses depois, a proposta salarial dobrou para que passasse a gerenciar a Chambre Móveis, também em São Paulo, onde permaneceu por dois anos mais. Dali em diante, o empresário que esteve sempre à frente dos negócios. Assumiu a sociedade da Decó Decorações, no Morumbi e, em 1989, adquiriu sua primeira marcenaria.

Arriscar é preciso

A empresa, com sede na Freguesia do Ó, foi batizada inicialmente de Pereira E Tini Ind. e Com. de Móveis Ltda. “Com os percalços vividos após o plano Collor, e com a saída do meu sócio, mudei para HLP Marcenaria Ltda.; só depois veio a Mobiliare Ind. e Com. de Móveis Hospitalares, que permanece até hoje.”

Apesar das muitas trocas de denominação, Hermes se orgulha profundamente de, após quase 30 anos de história, ter mantido o mesmo CNPJ da época da fundação de sua empresa. “Em todo esse tempo, nunca tive uma ação trabalhista sequer. Sempre coloquei meus colaboradores acima de tudo, afinal, sem eles, a empresa não chegaria onde chegou” reconhece.

Para Hermes, este sempre foi um ponto considerado extremamente tranquilo. “Neste aspecto, não tenho preocupações. Delego as funções e cobro os resultados” conta. “A equipe é bastante comprometida, e muitos deles já estão comigo há mais de 20 anos…” O segredo, afirma, é pagar valores justos, e manter as recompensas pelos trabalhos prestados sempre em dia.

Desafios prescritos

A idoneidade das práticas, no entanto, não quer dizer que ao longo do tempo outros problemas não figurassem no cenário. Entre os grandes desafios enfrentados à frente da empresa, os constantes aumentos de impostos e a grande burocracia tributária complicaram a gestão. “Além disso, o fornecimento de produtos para o segmento hospitalar é uma tarefa bastante complexa” explica Hermes.

“A exigência é elevada, muita documentação é necessária, a qualidade é imprescindível, e matérias-primas específicas precisam ser utilizadas, com aprovações da ABNT e ANVISA” relata. “Sem falar na necessidade de treinamento de pessoal, integração entre os hospitais e, principalmente, capital; tendo em vista que só se recebe depois de tudo ser entregue.”

Mas se, por um lado o setor hospitalar exige bastante, por outro, dificilmente entra em crise: “Desde que você trabalhe direito, com qualidade e honestidade, e não tenha preguiça, porque tem que trabalhar muito; os finais de semana e o período da noite são os momentos de maior pico de trabalho.”

Fórmula mágica

Além da clara disposição, Hermes acredita que, conhecer profundamente seus produtos e aquilo que se faz é absolutamente imprescindível para ser bem sucedido como executivo nos tempos atuais. Na Saúde, Hermes compreende isto como conhecer cada ponto dentro de um hospital, pensar como um médico, agir como um paciente, incorporar enfermeiros, farmacêuticos, equipe de limpeza, seguranças…

Estar sempre atualizado sobre o mercado também é essencial, afirma; estar sempre presente no lançamento de novos materiais, máquinas e equipamentos, visitar as fábricas de matéria-prima, possuir uma estrutura industrial forte e organizada, e ainda uma equipe bem treinada e pronta para qualquer desafio.

Mas, acima de tudo, é preciso manter os pés no chão. “Nosso país é sempre uma surpresa, não se pode confiar completamente em nossos administradores e governantes” explica. “O segredo é não criar expectativas sobre o futuro, mas trabalhar e fazer o que se sabe fazer de melhor.” Para aqueles que pretendem empreender e desenvolver suas próprias jornadas, deixa uma dica: “Aposte no seu potencial, tenha conhecimento do que faz e busque o cliente; mostre que você existe, não espere que as coisas cairam do céu. Não desanime no primeiro ‘não’, tire proveito das negativas e não desista nunca.”

Esta matéria é parte da edição nº 30 da revista HealthARQ.



Levar conforto aos ambientes hospitalares tem sido a missão do empresário Hermes Lúcio Pereira há quase 30 anos 2



Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

WEBINÁRIO | Covid-19

HCM | Edição 69

Revista Helthcare Management - Edição 69 width=

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com