Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Integrar para crescer no Grupo Ortocenter

Ética profissional, educação, respeito pelo ser humano e relação profissional transparente são os pilares do Grupo Ortocenter. Fundado em 1983, a empresa sempre proporcionou o fortalecimento dos vínculos pessoais e profissionais para conseguir desenvolver caminhos mais ousados para o negócio.

Um dos primeiros reconhecimentos desta gestão foi a conquista da certificação ISO 9002, em 1999. Ao se tornar a primeira instituição de ortopedia e traumatologia no Brasil com essa certificação, o Grupo Ortocenter comprovou sua excelência para oferecer um alto padrão de atendimento.

Neste cenário, o Grupo também incorpora tecnologias para garantir impactos positivos aos pacientes e colaboradores em suas unidades de negócios. Com a aquisição de uma instituição hospitalar, o Grupo investiu em um sistema de gestão da SPDATA, empresa que atua na informatização na área da Saúde. “Os gestores perceberam que tinham em mãos uma excelente solução”, conta Mário Lonczynski, diretor geral da empresa.

Após o levantamento das necessidades reais, a tecnologia, que já tinha na instituição hospitalar adquirida, foi reimplantada com revisão de processos e treinamento dos usuários. A primeira etapa envolveu investimentos essenciais em equipamentos mais modernos e atualizados para a automação.

“Este investimento foi necessário para que pudéssemos alcançar estabilidade, velocidade, alta disponibilidade do sistema, políticas de acesso e segurança no tráfego, garantindo informações de qualidade. Toda a rede teve que ser refeita e certificada”, revela.

As melhorias trazidas para as unidades do Grupo possibilitaram aos gestores o controle efetivo dos processos. “Aquilo que era feito de forma isolada e até mesmo de forma manual, passou a ser feito de forma sistematizada, garantindo assim a eficiência e otimização dos recursos. Os gestores passaram ter acesso às informações de qualidade, a tempo para tomar as decisões de ajustes e visão de negócio.”

Uma mudança importante realizada pela SPDATA foi a integração dos equipamentos de exames de laboratório com o sistema, facilitando o acesso imediato ao exame pelo médico logo que o resultado é disponibilizado, com maior agilidade e segurança.

A SPDATA também oferece a nova unidade uma tecnologia que permite obter o pleno acesso ao hospital por meio de catracas ligadas a um único sistema. A ferramenta traz segurança ao registro das entradas e saídas com limitação de acessos aos setores e identificação de visitantes com impressão de etiqueta de acordo as áreas acessadas do prédio.

Padronização de processos
Presente em três das quatro unidades do Grupo Ortocenter, a SPDATA padronizou os processos após a solução ser validada e absorvida pelos funcionários.

“Nas outras unidades foi implantado nossas soluções da mesma forma para manter a padronização dos fluxos e processos. E o melhor de tudo é que as nomenclaturas e tabelas continuam iguais para as devidas análises para a gestão do Grupo”, revela o diretor geral da empresa.

Um dos grandes desafios que esbarramos no momento da implantação de tecnologias é o alto custo. Por isso, um ponto que merece atenção é o uso de ferramentas e aplicações opensource. A adoção destas tecnologias pela SPDATA, viabilizam se estruturas de informatização com custos bem acessíveis. “Investimentos que seriam necessários para licenciamentos podem ser aplicados em equipamentos e capacitações de usuários”, explica o diretor geral da SPDATA, Mário Lonczynski. A interface foi desenvolvida com o olhar do usuário e com o propósito de facilitar o uso.

Outro diferencial importante envolve o relacionamento e parceria com o cliente. “Desenvolvemos tecnologia ouvindo os clientes para identificar suas necessidades, anseios e, assim, conseguimos direcionar as ações pautadas na disponibilidade de investimentos, maturidade e capacidade de absorção”, conclui.

Além de todas as vantagens, a tecnologia permite trabalhar com mecanismos que fazem parte de todos os processos de certificação para atingir metas definidas, como monitorar e medir. Outro benefício é que a complexidade das instituições de saúde exige processos sistematizados e seguros com adoção de ferramentas.

“Para garantir qualidade nas tecnologias aplicadas é necessário que o desenvolvimento delas seja baseado em metodologias seguras, além de atender todos os requisitos estabelecidos pelos órgãos reguladores”, garante.

Driblando desafios
Adotar soluções em instituições de saúde pode trazer desafios pela dificuldade de compreensão dos colaboradores quanto à importância das transformações. “As novas ferramentas da SPDATA só foram possíveis de serem implementadas a partir do momento que os gestores do Grupo Ortocenter entenderam o potencial e as vantagens que a solução agregaria”, conta o diretor geral da SPDATA, Mário Lonczynski.

Outro desafio para a empresa foi fazer as pessoas acreditarem no novo projeto com a mesma solução, pois quem pertencia ao grupo anterior tinha a percepção de que a ferramenta não atendia às necessidades. “O sistema é apenas um pilar neste processo de informatização. Faltavam outras duas questões importantíssimas a serem sanadas, infraestrutura/equipamentos e pessoas.” Dessa forma, é preciso preparar os usuários para que eles tenham clareza do motivo para o uso da ferramenta. “Pro-cessos e fluxos precisam ser bem defini-
dos, documentados e claros para toda a equipe operacional”, esclarece.

Para driblar o desafio, a SPDATA oferece suporte adequado com equipe de consultores experientes em implantação de processos informatizados. Após a etapa de planejamentos, entra na fase dos treinamentos de todos os usuários de acordo com os fluxos definidos para que tenham o entendimento da necessidade do uso correto do sistema.

“Assim, garantir a operação em cadeia com integração entre as áreas, e assegurar os controles e o faturamento efetivo”, completa.

Tecnologia evolutiva
No universo da tecnologia a evolução é perseguida a todo momento, exigindo aperfeiçoamentos das soluções norteados pela expectativa de entrega dos serviços de excelência prestados ao cliente. Por essa razão, a SP Data assume uma presença constante para identificar as dificuldades dos usuários. “Esta atuação constante nos possibilita fazer a leitura das necessidades, que são traduzidas em ações de melhorias e customizações das ferramentas e ou treinamentos e orientações aos usuários”, afirma diretor geral da SPDATA, Mário Lonczynski.

Esta matéria foi publicada na57ª edição da revista Healthcare Management.

Próximo Post

HCM | Edição 78

HCM | Edição 77

&nbsp ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com