Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Impulsionada pela Covid-19, plataforma Fusion da Sisqualis expande no mercado de Saúde

O cotidiano da Saúde é repleto de soluções digitais que impactam diversas atividades, que vão desde a governança até mesmo o atendimento direto ao paciente.

Essas ferramentas oferecem para o profissional soluções com diferentes fins, como reduzir custos, otimizar o tempo e inteligência para gerir a imensa quantidade de dados.

Frente a este cenário, facilitar a integração de dados clínicos tornou-se fundamental para a Saúde como um todo.

Este é o objetivo da plataforma Fusion da startup Sisqualis, que oferece barramento de interoperabilidade. Trata-se de um portal de gerenciamento de dados clínicos e populacional conectado à nuvem.

“Nosso software provê um fácil acesso às informações necessárias para o tratamento e apoiado pela integração de tecnologias diferentes. Trazendo ao momento do atendimento os dados de outras unidades de saúde, como laboratórios, em ordem cronológica. Unificando o prontuário em poucos cliques”, explica o diretor de Operações, Guilherme Barros.

O Fusion atua também como um data warehouse baseado em padrões internacionais. “Isso possibilita analisar os caminhos assistenciais, pesquisas clínicas, comparação de coortes e estudar padrões. São dados que proporcionam melhoria e eficiência de todo o sistema de Saúde.”

Essas vantagens ficaram ainda mais pulsantes durante a pandemia da Covid-19, devido a um novo modelo de trabalho e urgência de demandas. “O estímulo à digitalização e ao trabalho remoto, característica dessa fase, é um impulso para a interoperabilidade. E como qualquer crise, a necessidade agora é de racionalizar e reduzir desperdícios”, pontua.

Para atender a nova demanda, Barros reforçou o time de especialistas e investiu na capacitação de seus membros. “Nosso time de Enterprise Architects e Integration Architects é altamente qualificado, sendo constantemente apoiado para buscar eficiência dos processos de trabalho para aumentar a produtividade através de sistemas amigáveis, rápidos, altamente disponíveis e integrados.”

Em constante crescimento

Barros explica que a Fusion já conta com mais de 700 mil pacientes e prontuários integrados.

A plataforma está presente em diversas instituições pelo país, como no Instituto Hospital de Base (DF) e no Sistema de Saúde Público do Distrito Federal.

“Os dados clínicos dos pacientes da rede pública (SUS Distrital) vão consolidados para o prontuário eletrônico utilizado no Hospital no momento do atendimento”, explica.

A mesma plataforma da Siqualis está em fase de instalação no Hospital São Lucas da PUCRS, por meio da BioHub, unidade de saúde do Parque tecnológico da PUC RS – TECNOPUC.

O objetivo da BioHub é de promover negócios inovadores em ciências da vida.

Outra parceria da Sisqualis foi firmada em 2022, com o Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde (CitS) do Hospital Ernesto Dornelles (RS), que prevê o desdobramento do projeto em dois módulos.

“Nesse projeto, aplicamos a solução de Registro Eletrônico de Saúde (RES) para integração de dados clínicos com outras instituições. Também foi instalada a ferramenta Gateway LGPD, que abrange a governança de dados através do controle de todos os softwares que acessam informações de pacientes”, explica Barros.

Ainda de acordo com o diretor, novas parcerias estão por vir para este ano.

“Acreditamos muito em parcerias comerciais, técnicas, estratégicas ou de mercado como estratégia para crescer. Nossa ideia é nos consolidarmos no mercado junto com nossos parceiros e clientes, levando soluções que agregam valor aos serviços de saúde.”

Confira essas e outras matérias exclusivas na edição 82 da Revista Healthcare Management

Próximo Post

HCM | Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com