Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

“Impactos positivos da Quarta Revolução Industrial na saúde”, por Fernando Silveira Filho, presidente-executivo da ABIMED

É fundamental que a saúde agregue sempre as melhores e mais avançadas tecnologias, não apenas para aprimorar a qualidade dos serviços, mas também como meio de democratizar cada vez mais o acesso da população.

Nunca é demais lembrar que a assistência médico-hospitalar é definida como direito de todos na Constituição do Brasil.

Assim, é estimulante observar que o setor é um dos que mais têm apresentado progressos em tecnologia e inovação nos últimos anos, acelerando seu ingresso na chamada Quarta Revolução Industrial.

Esse avanço propiciará redução nos custos e economia de tempo, permitindo, assim, atender mais gente com os mesmos recursos.

Também viabilizará o monitoramento remoto dos pacientes e cirurgias a distância, com a utilização de robôs. Algo que até pouco tempo atrás parecia ficção científica, vai se tornando realidade.

Tecnologias e plataformas revolucionárias pavimentam a caminhada da saúde rumo à Indústria 4.0:big data, que possibilita coletar e processar imensa quantidade de dados, bem como sua interpretação e cruzamento, algo impossível anteriormente; telemedicina, caracterizada pelo atendimento virtual, propiciando economia de tempo, deslocamentos e redução de custos; inteligência artificial, permitindo o “aprendizado” com dados pelos sistemas de tecnologia da informação e sua retroalimentação; internet das coisas, pela qual equipamentos, robôs e sistemas de computadores “conversam”, trocam dados e transmitem informações em tempo real; e a impressão 3D, que permite vislumbrar até mesmo a construção de órgãos artificiais para transplantes.

Algo importante em todo esse processo refere-se à gestão dos dados e do histórico de saúde de todos os pacientes, favorecendo seu acesso a médicos de distintas especialidades, reduzindo-se, assim, os pedidos de exame, que podem ser compartilhados, e facilitando os diagnósticos.

Os próprios pacientes e seus familiares terão mais autonomia sobre as informações relativas à sua saúde. Mais do que nunca, a informação será aliada do atendimento, ações preventivas e acompanhamento dos tratamentos.

Todos esses avanços tornam-se mais viáveis no Brasil a partir da implantação do 5G, cujo leilão realizou-se com sucesso no ano passado.

Com a internet mais rápida e acessível, todo o sistema de saúde poderá agregar e desenvolver novos métodos e recursos para os mais diversos procedimentos, da gestão ao atendimento de pacientes.

A transformação digital no setor é uma realidade. Segundo informações da plataforma de inovação aberta Distrito, já existem em nosso país mais de 900healthtechs, que somaram US$ 183,9 milhões em investimentos no primeiro semestre de 2021.

A Quarta Revolução Industrial promoverá um grande salto da medicina, por meio da tecnologia, que integrará médicos, pacientes, hospitais, ambulatórios e UBS num grande sistema de atendimento à população, nas áreas pública e privada.

O setor de equipamentos para a saúde, que incorpora todos esses avanços, tem papel primordial no revolucionário processo.

No contexto dessa bem-vinda onda de inovação, cabe enfatizar que tudo somente faz sentido quando o foco é melhorar a qualidade do atendimento e o bem-estar das pessoas.

A Saúde 4.0 terá impacto entre os médicos, todos os profissionais do setor, SUS, convênios, seguros e instituições que atuam na área.

Os maiores beneficiários, porém, deverão ser, necessariamente, os pacientes e suas famílias. Afinal, a tecnologia deve ser sempre direcionada à valorização da vida.

** Fernando Silveira Filho é presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (ABIMED).

Próximo Post

HCM | Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com