Clicky

Hospital Unimed Vale dos Sinos utiliza conceito de Lean Construction em sua obra

Hospital Unimed Vale dos Sinos utiliza conceito de Lean Construction em sua obra

O Hospital Unimed Vale dos Sinos (RS), inaugurado no início de março deste ano, conta com uma área total de mais de 30 mil m² e infraestrutura robusta com 121 leitos de internação e especializações em neurocirurgia, hematologia, cardiologia, entre outros segmentos.

A obra foi realizada pela Engeform Engenharia, que há mais de quatro décadas atua no setor da saúde, e mobilizou cerca de 450 pessoas, simultaneamente, na fase de maior movimentação do projeto.

“Foi uma obra de grande porte e a realizamos em duas etapas concomitantes, sendo a construção do novo hospital e do edifício garagem”, pontua Eliezer Valiante, gestor do Negócio na Engeform e responsável pela obra.

Para realizar o trabalho, a empresa tornou seus canteiros de obras o mais digitalizados possíveis, utilizando sistemas específicos que contemplam, desde catracas eletrônicas até o controle, distribuição e atualização de projetos. Além disso, essa tecnologia otimiza o acompanhamento das fases da obra e auditorias.

“A inovação sempre foi algo importante em nossa cultura e foco do nosso time de gestão. Dedicamos uma área da Engeform para essa frente e nos mantemos atentos ao que há de mais novo no mercado. Com isso, já impulsionamos inúmeras startups da construção civil, por meio da implementação de projetos-piloto em nossos canteiros”, revela o diretor de Negócios da Engeform Engenharia, Eduardo Rossetti.

Lean Construction

Na obra do Hospital Unimed Vale dos Sinos, a Engeform Engenharia adotou a metodologia Lean Construction, ou seja, um processo de construção mais enxuto e eficiente. “Esse método é baseado em princípios que permitem a otimização dos processos da obra, considerando questões sustentáveis, evitando o desperdício de matéria prima, tempo e dinheiro”, observa Rossetti.

Desde o início, foram estabelecidos quatro setores distintos em uma espiral ascendente de prioridades para os edifícios. “Essa metodologia nos proporcionou a manutenção dos prazos de execução mesmo com o cenário instável gerado pela pandemia. Também otimizamos os recursos e trabalhamos de forma mais rápida, eficiente e produtiva, sem perder a qualidade”, relata Valiante.

Os princípios Lean Construction também foram fundamentais para que o trabalho fosse concluído no cronograma estimulado, com o planejamento prévio e otimização do tempo.

“Com relação ao cumprimento do cronograma, é importante reconhecer o comprometimento da equipe e a sinergia singular criada entre a Engeform, a gerenciadora e a Unimed Vale dos Sinos. Isso foi fundamental, principalmente pela tomada de decisão frente aos desafios”, frisa Rossetti.

Obra na pandemia

Um dos principais desafios que a obra do Hospital enfrentou foi a pandemia da covid-19. Para lidar com a situação, a Engeform Engenharia criou um Comitê de Gestão, que desenvolveu um protocolo de prevenção focado na saúde e segurança da equipe.

Segundo Eliezer, os refeitórios foram reconfigurados e novos postos de higienização foram instalados. “Criamos novos horários para a entrada e saída, aumentamos o número de EPIs, como máscaras e luvas, e disponibilizamos uma equipe medica adequada para assistir o time, realizar testes e oferecer assistência psicológica. Ao todo, adotamos 31 novas medidas de prevenção nessa construção.”

Além disso, a equipe da obra se uniu e comprou máscaras para os profissionais do canteiro, confeccionadas por um grupo de trabalho social, que reverteu parte do dinheiro arrecadado para a doação de alimentos para a comunidade local.

Essa matéria foi publicada na edição 34 da Revista HealthARQ. Clique aqui para acessar essa e outras reportagens exclusivas!

Próximo Post

HCM | Edição 76

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com