Hospital Santa Paula conta com usina geradora capaz de manter a energia em todos os ambientes

Considerado um centro de excelência médica na Zona Sul da cidade de São Paulo, o Hospital Santa Paula (HSP) anunciou, em janeiro deste ano, o investimento de cerca de R$11 milhões em tecnologia médica. Segundo nota divulgada pela Instituição, entre as áreas médicas beneficiadas por esse aporte está a de Medicina Nuclear.

Não é nenhuma novidade que o HSP vem realizando grandes investimentos em tecnologias para atingir o nível máximo (nível 7) da certificação HIMSS – Health Information and Management Systems Society. Atualmente, o Hospital possui a certificação nível 6 da HIMSS – selo que recebeu em 2015. Mas, vale destacar que a evolução para o nível máximo é grande e irá exigir muita força de trabalho da Instituição.

Hospital Santa Paula conta com usina geradora capaz de manter a energia em todos os ambientes 1
Sandro Ramos, gerente de Contas Chaves do Segmento de Healthcare da Kohler

No entanto, enganam-se aqueles que pensam que os investimentos em modernização realizados pelo Santa Paula são apenas para tecnologias médicas. Para sustentar e assegurar o funcionamento de todos os equipamentos necessários para um hospital digital, no final de 2018, o HSP investiu, por exemplo, em uma usina geradora de energia composta por dois grupos de geradores da Kohler Power – na potência de 750 KVA cada – e em quadros elétricos de distribuição, paralelismo e transferência automática.

“Os grupos de geradores têm a capacidade de manter a energia em todos os ambientes. O projeto permite também, se necessário, selecionar as cargas críticas, de forma prioritária”, explica Sandro Ramos, gerente de Contas Chaves do Segmento de Healthcare da Kohler. Os equipamentos foram entregues em setembro de 2018, e entraram em operação em novembro do mesmo ano.

Ramos explica que os grupos de geradores instalados no Hospital Santa Paula utilizam combustível tipo diesel, o que permite uma maior capacidade de geração de energia, otimizando a potência do motor. “Para nós, é uma grande satisfação poder estar presente e contribuir com a história desta instituição que é um centro de excelência médica. Sentimos orgulho e gratidão pela confiança que os profissionais do Hospital Santa Paula depositaram em nossos produtos e serviços”, acrescenta.

Resposta rápida

O abastecimento de energia elétrica é um ponto tão importante para as unidades hospitalares que o Ministério da Saúde prevê que todas as instituições mantenham um sistema de energia elétrica de emergência, composto por fontes alternativas de energia, geralmente geradores de energia, com garantia de suprimento automático em caso de falta.

A Anvisa, dentro de seu Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar, desenvolveu um plano de emergência para falta de energia elétrica. O plano prevê as estruturas que devem ser alimentadas, medidas para ausência total ou parcial de energia elétrica e treinamento para a população hospitalar.

Ambos exigem que os hospitais tenham mecanismos de suprimento de energia auxiliar confiáveis e seguros, capazes de manter os aparelhos ligados na ocasião da suspensão do suprimento energético.

Para Ramos, nesses cenários de interrupção de energia, os grupos de geradores da Kohler Power são extremamente eficientes, visto que os mesmos entram em operação e assumem a carga completa de um hospital em até 15 segundos de forma automática. “Uma unidade hospitalar precisa contar com um sistema emergencial eficiente e confiável sempre”.

E foi exatamente essa usina geradora “standby” – com sistema de partida tipo “speed”, que permite ao sistema assumir a carga de demandada em até 15 segundos após a identificação da falta de energia – que foi implantada no Hospital Santa Paula no ano passado. “O sistema está preparado para funcionamento em paralelo com a rede de energia elétrica da concessionária, que permite a transferência sem nova interrupção no fornecimento ao Hospital”, acrescenta Ramos.

Esta matéria e muito mais você confere na edição 29 da revista HealthARQ.

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

WEBINÁRIO | Covid-19

HCM | Edição 70

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com