Hospital Santa Catarina inova em Pronto Atendimento e paciente é atendido em média em 12 minutos

Quando umpacientevai aoProntoAtendimentoésinal de que precisa seratendidocom urgência. Nesses casos, cadaminutode espera parece ser uma eternidade. Com base na individualização doatendimento, oHospitalSantaCatarina(SP) lança o sistema ALH (Acolhimento Linear Humanizado), que reduz drasticamente o tempo de esperaeinverte as funções, levando o médico, enfermagemeadministrativo até opaciente.

Com maior agilidadeemtodos os processos deatendimento, o modelo desenvolvido nohospitallocalizado na Avenida Paulista propõeque o fluxo da equipe médica aconteçaemtorno dopaciente.

“O modelo tradicional necessita da atençãoedo deslocamento dopaciente, o que provoca aumento de tempoemcada etapa. No ALH, opacienteéatendidoemum só lugar, dentro do consultórioesempre pela mesma equipe. Dessa forma, o acolhimento dopacienteea efetividade crescem consideravelmente”, conta doutor Fernando Andrade Leal, diretor técnico doHospitalSantaCatarina.

Quantidade excessiva de deslocamentos eleva o tempo

Tradicionalmente, opacientepercorre alguns pontos até chegar ao consultório com a sequência senha-classificação-recepção-cadastro-recepção-consultório médico. No sistema ALH, o caminhoémais simples: senha-recepção-consultório médico.

Com a radical redução do tempo de espera, o novo modelo permite também a ampliação do número de atendimentos pelohospital. “O desafio maior foi construir um modelo de atenção focado nopacienteeque, ao mesmo tempo, pudesse garantir o fluxo assistencial”, destaca o médico.

Metaé100% doatendimentono modelo ALHem2019

OHospitalSantaCatarinainiciou os testes para implementação do ALHemagosto de 2017. Atualmente, a utilização do novo modelo aindaéparcialeo tempo de espera até o contato com médicoé,emmédia, de apenas12minutos.

Segundo doutor Leal, a meta ainda para 2019é100% doatendimentono novo modelo: “em2019, nosso objetivoéque todos os pacientes sejam atendidos no modelo ALHetrabalharemos com a meta de nove minutos de tempo de espera até a porta do médico”, conclui.

Veja mais posts relacionados

Sabará tem novo CEO

O Sabará Hospital Infantil, referência nacional e de alta complexidade para tratamento de crianças e adolescentes, apresenta aos seus cuidadores,...